Microsoft Office 2010 beta 2 vaza na internet

19 Oct 2009

 

Uma nova compilação de desenvolvimento do Microsoft Office 2010 vazou na internet semana passada. Segundo Wzor, fonte russa desse e de outros vazamentos, a build numerada 14.0.4514.1009 é um segundo beta. As versões tecnical preview e beta 1 também já vazaram há algum tempo.

Nessa nova build a principal mudança fica por conta do processo de ativação, que agora precede a instalação, ou seja, antes mesmo de instalar qualquer aplicativo do Office, é necessário inserir um serial válido. Não se sabe se a mudança é definitiva ou foi tomada apenas para tentar conter os vazamentos. Provavelmente é a segunda opção e não vai funcionar, já seriais para as versões de 32 e 64 bits do Office 14 também foram parar na internet.

 

Office Home and Business?

Outro detalhe interessante pode ser observado nas imagens publicadas por Wzor. Nelas aparece uma EONI (edição do Office não identificada), a Home and Business. Parece que além do Office Starter, versão de ultra-baixo-custo do Office 2010 anunciada oficialmente recentemente, a Microsoft planeja lançar outra nova edição do Office. Ainda pelas imagens, podemos observar que a nova edição se assemelha muito ao Office Home and Student, com a única diferença da adição do Office Outlook.

Segundo Wzor, o Office 2010 beta 2 deve ser lançado durante a Tech-Ed Europe, que acontece entre os dias 9 a 13 de novembro em Berlin, na Alemanha. Só nos resta esperar e torcer para que o lançamento seja público.



Sun disponibiliza beta do OpenOffice 3.2

26 Oct 2009

 

Sem muito alarde, foi liberada para download há alguns dias a nova versão de desenvolvimento do OpenOffice 3.2, próxima versão da suíte de escritório gratuita da Sun Microsystems. As mudanças dessa versão não devem trazer mudanças drásticas no visual do programa, mantendo o esquema clássico de menus já bastante conhecido dos usuários, coisa que poderá mudar já no próximo , com a possível introdução de um esquema parecido com a Ribbon, da Microsoft.

 

Enquanto a roupa nova não chega, o time de desenvolvimento focou seu trabalho em implementar novas funções e corrigir bugs. Alguma coisa mudou na interface do programa, mas não são lá muito perceptíveis a um primeiro olhar. Confira nesta imagem os principais aspectos notados pela equipe:

 

Algumas das mudanças na aparência

Segundo reportado por alguns sites que acompanham o desenvolvimento do aplicativo, as principais novidades desta versão são a velocidade com que o software se inicia, comprovada em testes feitos pela equipe, melhorias nos menus, com ícones mais agradáveis e melhor organização dos itens e uma integração com o sistema operacional, exibindo janelas de abrir/salvar no padrão nativo do Windows 7 ou do KDE 4 – outros sistemas não foram mencionados.

Outras melhorias previstas para esta versão são um melhor suporte para a importação de arquivos OOXML, e a possibilidade de salvar arquivos no padrão Office 2007, o .docx. Algumas das novidades passam desde melhorias em acessibilidade – para deficientes de toda sorte – suporte a fontes Opentype e uma atualização no filtro de exportação XHTML.

Projeto Renascença

Para quem ainda não tomou conhecimento, o OpenOffice poderá sofrer uma mudança um tanto drástica em seu visual, adotando um esquema similar ao Ribbon da Microsoft, como já mencionado acima. Foi disponibilizado uma imagem desta interface, entretanto, não é algo a ser considerado como provável, pois trata-se apenas de um protótipo. Este projeto de reestruturação da interface foi chamado de Renascença.

Aparentemente, a Sun gostou do Office 2007, a ponto de estudar a implementação de uma interface semelhante. O problema é que boa parte da comunidade não aprovou a ideia, alegando que a Ribbon é confusa demais e não será bem recebida pelos usuários. Os desenvolvedores dizem que o objetivo não é copiar a Microsoft, mas sim mesclar ambos os estilos, tornando o fluxo de trabalho mais prático, e o programa em si mais atraente.

 

A Sun adverte: "Isto é um protótio; interface não está polida!"

Por enquanto, a primeira aparição de resultados do projeto Renascença está prevista para o OpenOffice 3.3, que deverá dar as caras somente em maio de 2010, junto com outras novidades bem interessantes, como o suporte a transições 3D para o Impress em Linux e MacOSX, utilizando OpenGL. A missão do projeto é “desenvolver uma interface para que o OpenOffice se torne a escolha do usuário não só por necessidade, mas por vontade.”

Para mais informações, basta consultar os Wikis do projeto. Quem quiser arriscar, pode baixar a 3.2 aqui.Somente para Windows Binários para Windows, Linux – somente .rpm e .deb – MacOSX e Solaris.




EXCEL 2000
TRUQUES PARA PROJETAR GRÁFICOS

Quente: Formatação HTML embutida, útil na criação de páginas Web, tabelas pivôs e gráficos facilitados.

Frio: A gravação em formato HTML cria múltiplos arquivos e ocupa um espaço em disco exorbitante.

       Se você é um craque em HTML que posta dados de planilha na Web ou um viciado em tabelas pivôs (estruturas multidimensionais que permitem o usuário alternar rapidamente em diferentes visões de dados) que está decepcionado com as limitações do Excel, considere a idéia de passar para o Excel 2000. O principal aprimoramento do programa permite que você grave arquivos em HTML como um formato de arquivo nativo, e um recurso de gráficos pivôs é um acréscimo bem-vindo ao arsenal do Excel. Mas os usuários típicos provavelmente não vão dar ao trabalho de atualizar.
       Se você cria páginas HTML a partir de pastas de trabalho do Excel, o Excel 2000 vai impressioná-lo. As gravações em formato HTML agora são embutidas com duas opções: gravar só para exibição ou gravar para interatividade. A primeira opção cria um documento que é visível em versões recentes do Internet Explorer e Netskape. A segunda cria uma página Web interativa que só é visível com o Internet Explorer 4.01 ou posterior e Office 2000; usuários do Netskape Communicator ficaram de fora. Gravar arquivos não interativos requer muito espaço em disco. A opção cria um documento principal e um grande subdiretório de arquivos auxiliares. Em um teste, uma pasta de quatro folhas de 84 KB exigiu nove arquivos, num total de 210 KB quando gravadas em HTML.
       Quando você distribui arquivos interativos ou os adiciona em um site, precisa garantir que todos os arquivos auxiliares também sejam transferidos. Se alguns deles se perder ou for danificado, o Excel 2000 não conseguirá abrir a pasta. E não grave em formato HTML sem uma boa razão; o formato XLS tradicional é mais rápido e compacto.
       A publicação de uma planilha interativa permite que o usuário abra o documento de dentro de um navegador Web e mude células, gráficos ou tabelas pivôs. Em geral, esse recurso funciona muito bem, mas você fica sujeito algumas surpresas. Seus gráficos 2D normais e grande parte da personalização se perde. Quando importa itens adicionais e os publica novamente, os novos itens são sempre anexados na parte de baixo do documento, não no local onde você os colocou originalmente. Para aumentar o controle sobre a aparência, é preciso editar o documento com o Microsoft FrontPage.

GRÁFICOS PIVÔS MAIS FÁCEIS DE CRIAR

       As tabelas pivôs do Excel 2000  que resumem grande volume de dados de todas as maneiras imagináveis era uma dádiva controversa. Fazer um gráfico de barras com uma tabela pivô de dados, pôr exemplo, não era tarefa simples: se você mudasse a estrutura da tabela deveria ajustar o gráfico manualmente.
       Com o Excel 2000, basta um clique para ligar um gráfico diretamente à tarefa pivô. Quando você muda a estrutura da tabela, o gráfico se ajusta automaticamente. Ou você pode trabalhar com um gráfico pivô diretamente e arrastar campos, acrescentar campos novos, etc. Mas você tem menos controle sobre a formatação sobre o gráfico pivô do que com um modelo padrão. Além disso, usuários do Excel 97 que abrirem o arquivo não poderão beneficiar-se desse ótimo recurso.
        Também é fácil inventar com o Excel 2000. Em versões anteriores era complicado personalizar uma tabela pivô, principalmente quando você mudava a estrutura da tabela e a formatação deixava de ser aplicada. Mas isso acabou: o Excel 2000 possui uma dúzia de modelos de autoformatação de tabelas pivôs.

PEQUENOS AJUSTES

         A área de transferência aperfeiçoada dos aplicativos Office 2000 é particularmente útil no Excel 2000. Usuários de versões anteriores se queixavam com freqüência que, se colocassem uma célula ou um intervalo, a área de transferência era apagada. Felizmente, agora você pode colar quantas cópias de um intervalo forem necessárias e armazenar múltiplos objetos na área de transferência do Office. Mas esse recurso tem um problema sério: nos nossos testes, só valores, não às fórmulas, foram inseridos quando colamos um intervalo de células na área de transferência do Office. (A Microsoft insiste que o programa cópia valores e fórmulas.)
        Usuários que aplicam muita formatação de cor apreciarão uma mudança cosmética significativa: o novo realce de cédula transparente não oculta as cores de fundo e primeiro plano das células selecionadas, como nas versões anteriores do Excel.

 

Hábil
Controle sua empresa com este aplicativo, super legal

            Desenvolvido para solucionar os problemas de controle financeiro da sua empresa, o Hábil para Windows é perfeito para micros de pequenas empresas e pessoas físicas. O software permite que o usuário controle praticamente tudo (controle bancário, registro de caixa, cadastro de clientes, fornecedores e produtos, além das contas a pagar e a receber). A área de trabalho do Hábil pode surpreender os novos usuários no início. Um fundo colorido e vários ícones espalhados pela tela, confundem qualquer pessoa acostumada com o visual simplificado dos aplicativos dessa categoria. Mas o que no primeiro momento pode atrapalhar, em pouco tempo de uso pode facilitar o trabalho diário. Os ícones presentes acessam todas as principais funções e os menus - padrão Microsoft - também ajudam a encontrar as opções. Uma dica é personalizar a área de trabalho com as cores e imagens de sua empresa, isso é possível alterando as opções no menu "Utilitários/Padrões de aparência". Se a facilidade de utilização era um dos pontos fundamentais para que você não deixasse de utilizar programas arcaicos em seu estabelecimento comercial, o Hábil vem provar o contrário. Qualquer funcionário, por mais leigo que seja, conseguirá manusear o programa e realizar as operações financeiras do dia-a-dia. Um item muito interessante no Hábil, são os lembretes que podem lhe avisar, antecipadamente, sobre os débitos próximos da data de vencimento, pagamentos de contas e horários de compromissos, etc. Para os esquecidos, além dos lembretes, também existe uma pequena agenda com a capacidade de avisar-lhe dos compromissos na hora e data exata. Acabou as desculpas para não comparecer a uma reunião, ou por ter deixado de pagar as contas. O "Agendador de contatos" também é útil para quem precisa manter seus contatos organizados, dados pessoais, telefones, endereços, e-mails, todo o tipo de dado necessário. Quando instalado em redes locais, o Hábil consegue executar algumas operações em conjunto com outros computadores. Imagine poder entrar em um chat com seus funcionários pela rede, ou enviar-lhes mensagens instantâneas.  Logicamente, essas opções só funcionarão se a rede estiver em pleno funcionamento. Por possuir uma quantidade enorme de opções e liberdade total de customização, o Hábil é uma excelente ferramenta para os computadores em sua pequena empresa. Opss...quase esquecemos! Se durante um dia tedioso de trabalho você sentir a necessidade de um pouco de diversão, tente os jogos disponíveis na interface do Hábil (Xadrez, Tetris, Resta 1). Só não diga ao seu chefe que a idéia foi nossa.
 Fabricante:
Koinonia Software
www.habil.com.br

 

MIGHT FAX 2.9J
Envie e receba faxes usando o seu editor de textos


        MightFax é um programa feito para facilitar a sua vida. Ele consiste basicamente no envio e recebimento de faxes, através do Word. Basta apenas digitar  o fax a ser passado em seu editor de textos preferidos e mandar imprimir. Ao abrir-se a caixa de diálogo Impressão, você deve configuar a impressão a fim de que ela seja feita através do MightFax, ao invés de sua impressora padrão. Depois disso, você só precisa digitar o número a ser discado, o título e mandar.
        Se você não quer ter o trabalho de abrir um editor de textos, pode criar o fax a partir do próprio programa e enviar sem problemas. Para receber um fax, basta apenas colocá-lo no modo de espera através do botão
Receive. Uma dica: depois da instalação, uma nova tela se abrirá e você deverá configurar o programa. Para isso, clique apenas nos botões que irão configurar o computador automaticamente.
Rks Software, Inc.
www.rks-software.com

 

MONEY 99 7.0
Administre suas finanças com o programa mais utilizado do mercado

             Em tempos de crise mundial, nada como uma boa administração financeira. A proposta do Microsoft Money99 é integrar e gerenciar a sua vida financeira de forma simples e prática. Não pense que o Money99 só pode ser utilizado por grandes empresas. Ele foi desenvolvido para atender as necessidades de todos os usuários. O mais importante é que este programa está totalmente adaptado à realidade brasileira.
             Esqueça aquela fila enorme no banco, gerencie seus pagamentos on-line e acabe de vez com a burocracia e a papelada. Com
Money é possível fazer download do seu banco. Com uma interface muito simples e intuitiva – não traz maiores problemas para operá-lo. Os gráficos do Money99 são um show à parte: são mais de sessenta opções, auxiliando a visualização e interpretação da sua conta bancária e investimentos em geral.

             Utilizando a Internet. Você também pode ter acesso a um site com as últimas notícias do mercado financeiro brasileiro, indicadores econômicos e muitas informações importantes para todos aqueles que precisam acompanhar as notícias do dia-a dia do mundo das finanças.
             Acessando o
Money Zone (uma parceria entre a Microsoft e o jornal Gazeta Mercantil) pelo endereço www.microsoft.com/brasil/moneyzone, você não perde tempo para reorientar seus investimentos e tomar decisões que afetam diretamente o desenvolvimento de seus negócios.
             Infelizmente nada neste mundo é perfeito – um pequeno bug foi detectado no
Money99. Para corrigir este problema faça o seguinte:
             Se ao rodar o gerenciador de finanças e contas bancárias seu sistema gerar uma mensagem de falha "Low on Resourse – Out of Memory", solicite ao seu fornecedor o arquivo que corrige esta falha. Caso você tenha acesso à Internet, selecione na barra de ferramentas do
Money99 as opções Ferramentas, Atualização na Internet. Você receberá um arquivo de cerca de 150kb contendo a correção para o problema. Feche o Money99 e rode o programa recebido que fará sua atualização.
Microsoft Corporation
www.microsoft.com/

SMARTSUITE
FICA SÁBIO

          Usuários do atual Milennium Edition do SmartSuite têm que agüentar firmes pôr um tempo. A Lotus não revelou seu cronograma para a próxima versão importante. Segundo a empresa, um dos destaques será uma nova versão do FastSite, um aplicativo exclusivo para montar rapidamente arquivos de processador de texto, planilhas e outros documentos em um site. A Lotus também pretende a compatibilidade com o Microsoft Office 2000.
          O SmartSuite continua sendo o único pacote que traz reconhecimento de voz com um recurso padrão. Segundo a Lotus, atualização acrescentará recursos de voz baseados em tarefas, mais práticos, semelhantes ao modelo de relatórios de gastos ativado por voz do 1-2-3. A empresa também pretende reformular a interface com o usuário do pacote inteiro,  uma decisão sábia, já que a atual parece um pouco ultrapassada. A Lotus diz que a atualização deverá estar disponível em meados do ano 99, mas a empresa talvez adie-o em favor de uma versão intermediária contendo alguns recursos abordados aqui.

THINK FREE 1,5


O Office THINK FREE 1,5 é um software desenvolvido para aplicativos de produtividade, que incluem os seguintes recursos: O WebTop ThinkFree, um gerenciador de arquivos e inicializador de aplicativos do software; o Write TrinkFree, um editor de textos e páginas de internet; o Calc ThinkFree, uma solução para confecção de PLANILHAS e o Show ThinkFree, um pacote para apresentações.
E o mais interessante do programa, é que ele oferece compartilhamento com os aplicativos do Office da Microsoft, além de poder ser utilizado tanto em modo on-line (conectado à internet), como em modo off-line. Depois que tiver registrado o programa pela internet através do site da produtora, receberá então, o recurso de armazenamento seguro de arquivos à distancia, além de um "Ciberdrive" (uma espécie de de HD virtual) do ThinkFree. 
Site: www.thinkfree.com 

WORDPERFECT
CHEGA A 2000

         Para aficionados do WordPerfect, o Office 2000 mais intrigante à vista não é o da Microsoft. É o WordPerfect Office 2000, a próxima a atualização do WordPerfect Suite 8. Testamos uma versão beta rudimentar, mas o pacote promete. Ele deverá aportar no mercado em breve por menos da metade do que você gastaria se mudasse para o produto da Microsoft. A Corel não planeja reformular radicalmente os recursos para Web do pacote, mas está acrescentando o aplicativo Trellix, de publicação na Web. Nos nossos testes, o Trelix transformou documentos toscos do WordPerfect em belas páginas Web, incrementando-as automaticamente com fontes, cores e botões de navegação que dividem documentos longos em porções gerenciáveis. Os usuários que criam documentos longos ou técnicos  terão muitos benefícios com outros aperfeiçoamentos incluindo a capacidade de analisar documentos com rapidez, indo diretamente elementos como tabelas ou rodapés. O recurso RealTime Preview, usado em todo o pacote, mostra de maneira conveniente como possíveis mudanças em fontes, alinhamento e outros elementos de formatação afetariam o visual de um documento.
         Outros recursos auxiliam a colaboração entre o pacote da Microsoft e o da Corel. Usuários do WordPerfect e do Quattro Pro poderão utilizar os formatos de arquivo padrão DOC do Word e XLS do Excel como seus, e o Presentantions abrirá os slide shows do PowerPoint. A Corel diz que os aplicativos do pacote também vão importar arquivos de seus correspondentes Microsoft com maior fidelidade. Não pudemos verificar isso; a versão beta engasgou em muitos arquivos do Office 97 e Office 2000.

WORD 2000
AJUSTES SIGNIFICATIVOS, TRUQUES DO HTML

Quente: Corretor ortográfico mais inteligente, ferramentas de tabelas e gráficos melhores, autoria Web bem aprimorada.

Frio:
Arquivos HTML não são totalmente compatíveis com alguns aplicativos; pastas Web exigem software servidor.

         Quem deseja começar a criar páginas Web vai extrair o máximo das ferramentas de autoria para Web novas e amigáveis do Word. Mas a maioria dos usuários avançados achará que atualização não passa de um aprimoramento modesto.
         Refinamentos à interface com o usuário do Word, como área de transferência reformulada e as caixas de diálogo Arquivo-Abrir e Arquivo-Salvar (ver quadro Passando no julgamento – Oito mudanças importantes), são comuns a outros componentes do Office, assim como a lista de fontes da barra de ferramentas de formatação, que agora traz o nome de cada tipo em sua própria fonte, permitindo que você encontre rapidamente o visual apropriado. Graças a um ajuste exclusivo do Word, viciados em dicionários de sinônimos não precisam remexer o menu: basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer palavra para obter uma lista de alternativas.
       O WordPerfect já oferecer recursos similares. Mas o corretor ortográfico automático revisado do Word 2000 , entre tanto vence os concorrentes. Os atuais processadores de texto só corrigem erros de digitação simples (como "eel") à medida que ocorrem. O Word 2000 corrige erros mais complexos como "sarcástico "perpendicular".
       Há outros aperfeiçoamentos práticos. As hábeis ferramentas de desenho de tabela interativas do Word permitem que você divida as células em metades diagonais e apague facilmente a tabela inteira ou parte dela. Você pode acomodar texto em volta de uma tabela do Word, acomodar texto dentro de uma célula em volta de uma imagem (o Word Pro e o WordPerfect já permitem isso) e usar qualquer imagem  o logo da sua empresa, pôr exemplo  como um marcador.

WORD NA WEB

        O Word 2000 supera outros processadores de texto na hora de replicar documentos com formatação sofisticada para a Web. Eles ficam com uma boa aparência em versões 4.0 e posterior do Internet Explorer e Netscape Navigator.  Páginas abertas em navegadores mais antigos talvez percam parte da formatação e documentos do Word em múltiplas colunas aparecem como páginas Web de uma coluna só em todos os navegadores.
       Para acelerar a criação de páginas Web, um item de menu permite que você visualize rapidamente uma página em andamento no seu navegador padrão. O Word 2000 segue o conceito de "tema" do FrontPage: você formata automaticamente uma página Web com fontes, cores e imagens coordenados.
       Pastas Web um recurso novo que a Microsoft inseriu na maioria dos aplicativos do Oficce 2000, agiliza o gerenciamento de páginas Web. Agora, postar páginas em um servidor Web no formato DOC ou HTML é tão simples quanto gravar arquivos no diretório apropriado no disco rígido.
       Mas cuidado com as armadilhas. Pastas Web só funciona se o servidor Web estiver usando o FrontPage Server Extensions da Microsoft  uma raridade nas contas discadas dos provedores de Internet. Também tivemos dificuldade para abrir arquivos HTML do Word em outros editores Web ( ver quadro O enigma da compatibilidade Frustração com os formatos de arquivos). E se você às vezes precisa editar HTML à mão, o elaborado código HTML criado pelo Word  necessário para preservar formatações caprichadas,  poderá deixá-lo em maus lençóis. A Microsoft disse, contudo que a versão definitiva do Word 2000 talvez venha com uma ferramenta capaz criar arquivos HTML menos sofisticados e mais fáceis de interpretar.

 

Se você é programador em qualquer linguagem de programação e queira
colocar informações basicas do seu software em minha Home Page, envie
as informações, junto com preço do programa, e-mail, telefone e etc.