Bong Soo Han

O Grão Mestre Bong Soo Han é considerado o pai do Hapkido no ocidente. Praticante há mais de 50 anos, ele atualmente é faixa preta 9º dan. É fundador e presidente da International Hapkido Federation (IHF).

O Grão Mestre Han introduziu o Hapkido nos Estados Unidos em 1967, mas só se tornou conhecido para o grande público após o filme "Billy Jack", de 1971. Neste filme, um que lotou as salas de cinema em todo Estados Unidos, o Grão Mestre foi aclamado pela critica por criar e encenar algumas das mais realistas seqüências de lutas.

Nos anos seguintes, o Grão Mestre Han coreografou, dublou, estrelou e produziu numerosos filmes incluindo: "The Trial of Billy Jack", "Kentucky Fried Movie", "Kill the Golden Goose", "Force Five" e "The Presidio".

Grão Mestre Han foi assunto de centenas de artigos em revistas e jornais, é membro do Hall da Fama da revista Black Belt (1978). Foi citado em dezenas de livros sobre artes marciais, escreveu vários artigos e também o livro "HAPKIDO, The Korean Art of Self-Defense" (Ohara Publications, 1974). Recentemente completou uma série de 10 vídeos para a instrução do Hapkido (Panther Production, 1996).

Atualmente trabalha em sua academia em Santa Mônica, Califórnia, que serve também como quartel general da IHF.

Todos os direitos reservador para  http://www.longevidade.net/