Registro Windows  -   Performance no Sistema -  Configurações Windows 98  - Windows Millenium -  Windows 2000 - Windows XPWindows Vista  -   Windows 7
CLIQUE NOS ITENS ACIMA, E APROVEITE AS DICAS.

Windows NT4/2000


Até ao lançamento do Windows XP, o NT estava destinado ao mundo empresarial. Aqui tem muitas dicas para a mais estável das versões do Windows atualmente disponível  até o ano de  2003.


001 Crie uma disquete de recuperação para recuperar as definições de sistema quando algo de mal acontecer. Dirija-se a Ferramentas de Sistema, Backup, Criar Disquete de Emergência.

002 Coloque o CD do Windows 2000 no leitor de CDs, dirija-se à pasta Support\Tools e faça duplo clique em Setup.exe para instalar o Resource Kit, o qual possui ferramentas extra.

003 Carregue em Iniciar, Executar e escreva D:\I386\WINNT32.EXE/cmdcons para instalar a consola de recuperação como opção no Windows 2000.

004 Use o sistema de ficheiros NTFS em vez de FAT32 para o Windows 2000, podendo assim tirar vantagem do Encrypting File System, o qual lhe permite manter os seus ficheiros privados.

005 Carregue em Iniciar, Definições, Painel de Controlo, Adicionar/Remover Programas e clique no botão Adicionar/Remover Componentes do Windows para obter mais serviços e programas.


Ferramentas escondidas do Win2000
Carregue em Iniciar, Executar e escreva o seguinte de modo a obter mais ferramentas para o Windows 2000.

006 Clipboard Viewer Clipbrd.exe
007 Editor MS-DOS Edit.com
008 Microsoft Management Console Mmc.exe
009 Editor do Registry Regedit.exe
010 Verificador de Ficheiros de Sistema Sfc.exe



011 Quer controlar a memória virtual? Para o fazer clique com o botão direito do rato no Meu Computador e selecione Propriedades. Carregue em Avançadas e selecione as Opções de Performance.

012 Adicione uma impressora ao seu menu Enviar Para, abrindo C:\Documentos e Definições\ \SendTo. Agora arraste o ícone da sua impressora para esta pasta de modo a criar um atalho.

013 Coloque as ferramentas administrativas no seu menu de Programas: carregue em Iniciar, Definições, Barra de Tarefas, Menu Iniciar e escolha o separador Avançadas. Active a opção Mostrar Ferramentas Administrativas.

014 Coloque o seu CD do 2000 na drive de CDs e dirija-se à pasta Valueadd\mfst\fonts: para adicionar mais tipos de letra a C:\Windows\Fonts corte e cole os que estiverem no CD.

015 No Windows 2000 abra uma pasta e selecione Ver, Personalizar esta Pasta para passar por um wizard que o deixa personalizar determinadas pastas do seus sistema.

016 No Windows 2000, mostre o Painel de Controlo como uma lista em cascata selecionando Iniciar, Definições, Barra de Tarefas, Menu Iniciar: escolha o separador Avançadas. Active a opção Expandir Painel de Controlo.

017 Carregue em Iniciar, Programas, Acessórios, Linha de Comandos. Clique com o botão direito do rato na barra título da janela e selecione Propriedades para alterar o tipo de letra, o layout e as cores.

018 No Windows 2000 clique com o botão direito do rato no ícone Ligação que se encontra na Barra de Tarefas e selecione Estado. Clique no separador correspondente aos Detalhes de modo a poder ver os diversos tipos de servidores e protocolos de ligação, bem como os respectivos endereços IP.

019 Carregue em Iniciar, Executar e escreva cleanmgr para poupar espaço no disco.

020 Adicione barras de ferramentas à Barra de Tarefas, clicando com o botão direito do rato numa área vazia da barra de ferramentas. Seleciona Barra de Ferramentas e clique na barra que quer que apareça.

021 Clique com o botão direito do rato na divisória entre as barras de ferramentas (como a QuickLaunch) na Barra de Tarefas para personalizar o modo como elas se apresentam.

022 Verifique quais os programas e ficheiros compatíveis com OLE que estão registrados no seu sistema, carregando em Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas de Sistema. Seleciona Ambiente de Software, Registro OLE para ver a lista

023 Com os discos dinâmicos do Windows 2000 já não está limitado a quatro partições num único disco rígido. Clique com o botão direito do rato numa drive em Meu Computador e selecione Gerir. Clique com o botão direito do rato no disco rígido e selecione Atualizar para Disco Dinâmico. Reinicie o PC e já pode adicionar volumes dinâmicos.

Teclas do Windows

024 Minimizar todas as janelas Win + D
025 Abrir o Utility Manager Win + U
026 Procurar ficheiros e pastas Win + F
027 Abrir o Meu Computador Win + E
028 Mostrar ou esconder o menu Iniciar Win



029 Se quiser deixar o seu PC a fazer determinadas tarefas, mas não quer que outras pessoas interfiram com os programas enquanto estiver afastado, pressione as teclas [Ctrl] + [Alt] + [Del] e selecione Bloquear Computador.

030 Pode controlar o acesso local a ficheiros por outros utilizadores usando o sistema de ficheiros NTFS. Clique com o botão direito do rato numa pasta ou ficheiro e selecione Propriedades. Clique no separador relativo a Segurança, desative a opção Permitir Permissões Herdáveis de Parente e carregue em OK. A seguir, Remover para confirmar e depois em Configurar Novas Permissões para os Utilizadores.

031 Mantenha o seu PC um bocado lento para correr aplicações DOS antigas. Clique com o botão direito do rato no programa, selecione Propriedades. Carregue no separador Programa, clique em Avançadas e nas Definições Windows PIF coloque um x em Emulação por Hardware de Timer Compatível.

032 No NT4 não carregue os itens que estão na Pasta Arranque mantendo a tecla [Shift] premida logo após aparecer o log on do Windows.

033 Se perdeu o número de série do seu CD do Windows, dirija-se a HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\WindowsNT\CurrentVersion e descubra o número que perdeu.


Recursos on-line

034 Windows NT Resource Site
  www.interlacken.com/winnt
035 Windows NT Tech Center
  www.bhs.com/newtech
036 Windows 2000 Performance Optimização
  http://webukonline.co.uk/cook/Win2000.htm
037 NT compatível
  www.ntcompatible.com
038 Windows 2000 Performance index
  www.labmice.net



039 Pode ativar parcialmente a detecção de dispositivos hardware Plug and Play no Windows NT, clicando em Pnpisa.inf e em Install. Está no CD do Windows em Drvlib\Pnpisa\x86.

040 Impeça o Windows 2000 de mostrar dicas do tipo pop-up, abrindo o Explorer e selecionando Ferramentas, Opções de Pastas. Clique no separador Ver e em Mostrar Descrições.

041 No Windows 2000 carregue em Iniciar, Definições e selecione a opção Barra de Tarefas e Menu Iniciar. Clique no separador Geral e desative a opção Usar Menus Personalizados.

042 Se um determinado programa lhe diz que não pode ser corrido no Windows 2000, tente usar o Apcompat.exe que se encontra na pasta Support do CD do Windows 2000.

043 No Windows 2000 faça duplo clique em Meu Computador, selecione Ferramentas, Opções de Pastas e carregue no separador Tipos de Ficheiros. Encontre o CDA, clique em Avançadas e active a opção Defina o Default para Mudar o Autoplay.

044 De uma linha de comando, escreva net start para mostrar uma lista dos programas abertos.

045 Impeça o Windows 2000 de recolher dados de drives físicas, escrevendo numa qualquer linha de comandos diskperf -n.

046 Crie um atalho para o Gestor de Tarefas, clicando com o botão direito do rato no desktop, selecionando Novo, Atalho e escrevendo a linha de comando como "taskmgr.exe".

047 Active os Temas de Desktop no Windows 2000, carregando em Iniciar, Executar e escrevendo themes.

048 Carregue em Iniciar, Definições, Painel de Controlo, faça duplo clique no ícone dos Tipos de Letra e selecione Ver, Esconder Variações de modo a ter apenas uma entrada para os diferentes tipos de letra.

049 Em sistema de arranque duplo, diminua o tempo que o Windows tem de esperar até decidir que sistema operativo pretende usar. Para tal só tem de abrir o ficheiro Boot.ini e alterar o valor de timeout=.

050 Carregue em [F5] no desktop muitas vezes de modo a que o NT se lembre da posição dos seus ícones no desktop.

051 Antes de correr coisas antigas, clique com o botão direito do rato no executável, selecione Propriedades e active a opção Correr a Aplicação no seu Próprio Espaço de Memória para impedir mais bloqueios do PC.

052 Se tem as proteções de ecrã ativas e deixar programas a correr por detrás destas, lembre-se de que as proteções de ecrã 3D consomem imensos recursos.

053 No NT4 faça duplo clique no Meu Computador e selecione Ver, Opções. Escolha o separador Ver e active a opção Mostrar Todos os Ficheiros.

054 Torne as barras de deslocamento mais fáceis de selecionar, clicando com o botão direito do rato no desktop, selecione Propriedades e clique em Aspecto. Em Item escolha Barra de Deslocamento e selecione o tamanho pretendido.

055 No NT, abra uma linha de comando e escreva MB one two three four" para criar quatro pastas cujo o nome é C:\one C:\two C:\three C:\four.

056 No NT, abra uma linha de comando e escreva mb"one two three four" para criar uma única pasta cujo o nome é C:\one two three four.

057 Quando correr múltiplos programas, mantenha todos, exceto um, minimizados. Deste modo o seu sistema usa menos recursos.

058 Impeça o Windows NT de abrir múltiplas janelas quando clica nas pastas e respectivas subpastas: pressione a tecla [Ctrl] quando fizer duplo clique na pasta.

059 Se desejar remover certos programas do menu Iniciar no NT4, mas quiser manter os próprios programas, clique com o botão direito do rato em Iniciar e selecione Abrir todos os Utilizadores, apagando os respectivos atalhos.

060 Para fazer um backup do Registry no NT, tem de arrancar o PC em DOS e copiar o conteúdo da pasta Winnt\System32\Config. 366 Limpe a lista de documentos mais recentes do menu Iniciar: Iniciar, Definições, Barra de Tarefas. Selecione Programa do Menu Iniciar e clique no botão Limpar.

061 Limpe a lista de documentos mais recentes do menu Iniciar: Iniciar, Definições, Barra de Tarefas. Selecione Programa do Menu Iniciar e clique no botão Limpar.

062 Arraste um ficheiro do Explorer do NT para a linha de comandos de modo a ter o caminho escrito para si.

063 Verifique se o seu hardware funcionará com o NT4 ou o 2000 antes de o comprar no site www.Microsoft.com/hcl/default.asp.

064 No NT encontre o ficheiro Schannel.dll, clique no mesmo com o botão direito do rato e selecione Propriedades. Se ele disser Exportar no separador relativo à versão, o seu sistema está a usar encriptação de 40 bits. Caso diga US ou Canadá, então é de 128 bits.

065 Veja a política da conta do seu domínio lançando uma linha de comando e escrevendo "net accounts".

066 Descubra há quanto tempo o seu sistema não é reiniciado, abrindo uma linha de comando e escrevendo "net statistics workstations".

067 Altere o lugar onde o Explorer abre por default. Carregue em Iniciar, Programas, Acessórios, clique com o botão direito do rato no Explorer e selecione Propriedades. No campo Alvo altere para %SystemRoot%\explorer.exe/não, /e, / .

068 Tenta desesperadamente que os seus jogos corram no Windows 2000? Carregue em Iniciar, Executar e escreva dxdiag para verificar o estado dos seus drivers do DirectX.

069 Arraste um ficheiro para um programa minimizado na Barra de Tarefas e mantenha-o aí. O programa irá abrir-se, podendo largar o ficheiro no seu interior.

070 Ponha o Explorer do Windows 2000 a mostrar o caminho completo na barra de endereços: Ferramentas, Opções de Pastas e clique no separador Ver, selecionando Mostrar Caminho Completo na Barra de Endereços.


Hacking do Registry no NT4

Carregue em Iniciar, Executar, e escreva "regedit" para lançar o editor do Registry. Depois, execute estes pequenos hackings. Faça sempre um backup do Registry antes de começar (ver dica 360).

071 Arrancar com o NumLock Aceso
HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Keyboard
InitialKeyboardIndicators = 2
072 Impedir que o CHKDSK corra quando arranca
HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\Session Manager
Altere o BootExecute de: autocheck autochk* / ..... para: autocheck autochk*
073 Logon automático para o NT
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon
Adicionar valor DefaultUserName e configurá-lo para o seu nome de utilizador
Adicionar valor DefaultPassword e configurá-lo com a sua palavra-chave
Adicionar valor AutoAdminLogon e configurá-lo para 1 (activar) ou 0 (desactivar)
074 Permitir caracteres extendidos para nomes de ficheiros 8.3
HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\FileSystem
Adicionar valor NtfsAllowExtendedCharacterIn8dot3Name e configurá-lo para 1
075 Reiniciar automaticamente após Crash NSOD
HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\CrashControl
Mude o valor de Autoreboot para 1



076 Pode adicionar pastas aos seus Favoritos. Selecione uma pasta e escolha Favoritos, Adicionar aos Favoritos.

077 Arraste pastas para a barra Links numa janela do Explorer de modo a ter acesso rápido às pastas que mais usa.

078 Clique com o botão direito do rato no seu desktop, selecione Novo, Atalho e escreva na linha de comando o seguinte: C:\winnt\system32\rundll32.exe user.exe, exitwindows.

079 Descarregue o Adsizer.exe a partir do site da Microsoft de modo a poder saber quais as necessidades do seu hardware relativamente ao Active Directory. Vá a www.microsoft.com/WINDOWS2000/techinfo/reskit/
Ferramentas/new/adsizer-o.asp.

080 Visite o site www.microsoft.com/windows2000/library/resources/reskit/
Ferramentas/existing/fazam2000%2Do.asp e descarregue o FAZAM2000 para melhorar a gestão de políticas de grupo.

081 Mantenha-se atualizado através do site http://windowsupdate.microsoft.com.

082 Veja os atributos dos ficheiros no Explorer. Selecione Ver, Detalhes, clique com o botão direito do rato num item e selecione Atributos.

083 Abra múltiplos programas a partir do menu Iniciar mantendo a tecla [Shift] pressionada enquanto corre o programa.

084 Desative o Dr. Watson, clicando em Iniciar, Executar e escrevendo Regedit. Dirija-se a HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\WindowsNT\
CurrentVersion|AeDebug e coloque a string Auto=0.

085 Use um atalho para escolher qual das ligações à Internet pretende usar, copiando um atalho do ficheiro winnt\system32\rasphone.exe.


Atalhos com o teclado

086 Alternar entre painéis no Explorer do NT F6
087 Expandir pasta no Explorer do NT + ou Direita
088 Colapsar pasta no Explorer do NT - ou Esquerda
089 Próximo campo na caixa de diálogo Tab
090 Campo anterior na caixa de diálogo Shift + Tab
091 Seguir para a próxima página Ctrl + Tab
092 Seguir para a página anterior Shift + Ctrl + Tab
093 Correr o Gestor de Tarefas do NT Ctrl + Alt + Del
094 Fechar programa Alt + F4
095 Mudar para o próximo programa a correr Alt + Tab


Dicas de segurança para o Windows 2000

12/8/2002 - 18:31 Giordani Rodrigues

Para fortalecer o Windows 2000, a Panda Software oferece dicas que permitem monitorar e manter o nível de segurança do sistema. São elas:

096 – Estabelecer parâmetros para a criação de senhas. Elas devem ter uma quantidade mínima de oito caracteres e requisitos de complexidade que aumentem a segurança, tais como a combinação de números, letras e caracteres especiais ($, %, ~, &, etc.). Isto não significa tornar as senhas tão complexas e ilógicas que nem mesmo os usuários do sistema consigam lembrá-las depois. Há formas de criar senhas difíceis de serem adivinhadas por um intruso, mas fáceis de serem lembradas por seu criador. Para saber como, clique aqui.

097 – Estabelecer regras para bloqueio de contas quando mais de cinco tentativas incorretas de iniciar uma sessão forem feitas num prazo de 30 minutos. Tal bloqueio também deve durar um tempo determinado, por exemplo, meia hora. Esta medida serve para dificultar e desestimular as tentativas de intrusos em adivinhar as senhas por métodos de repetição tipo "brute force".

098 – Configurar o registro de ocorrências (event log) de modo a facilitar as auditorias de segurança. No Windows 2000, recomenda-se incluir as seguintes categorias de ocorrências: início (Logon) e fim (Logout) de sessão; gerenciamento de usuários e grupos (User and Group Management); acesso a arquivos e objetos (File and Object Access); uso de privilégios (Use of User Rights); rastreamento de processo (Process Tracking); reiniciar (Restart), desligar (Shutdown) e mudanças na política de segurança e de sistema (System and Security Policy Changes).


099 – Manter-se informado e atualizar rigorosamente o sistema. Assinar boletins de segurança permite conhecer o surgimento de novas ameaças, as medidas que se devem tomar para preveni-las e as atualizações de segurança que se tornem disponíveis. No caso do Windows 2000, recomenda-se utilizar a ferramenta gratuita Microsoft Baseline Security Analyzer (MBSA), para revisar as atualizações que estejam faltando.

100 – Instalar ferramentas adicionais para reforçar a segurança do sistema, em especial aquelas que não fazem parte do Windows 2000. Por exemplo, produtos antivírus.

À propósito, tem um pacote de atualizações 3 (SP3) para o Windows 2000, que reúne as correções publicadas com os últimos 26 boletins de segurança deste sistema. O Windows 2000 SP3 também inclui as correções para o Internet Explorer 5.01 (mas não para o 5.5 ou 6.0). Pode ser baixado aqui. vejas novos pacotes com novas atualizações.

A Panda Software está apresentado algumas regras para tornar mais seguro o uso do sistema operacional Windows 2000. Por ter incorporado funcionalidades do Windows NT, o Windows 2000 pode ser usado em servidores de rede, mas também é bastante popular entre usuários domésticos. Por isso, é importante a adoção de algumas medidas de segurança para evitar ataques ao sistema. Eis algumas das sugestões:


101 - Instalar o Windows 2000 de forma "limpa", isto é, evitando as opções de atualização sobre outras versões do sistema operacional instaladas anteriormente na mesma máquina. Isto evita que o sistema herde permissões e configurações de segurança débeis.

102 - Sempre que possível, empregar o sistema de arquivos NTFS (NT File System) em todas as partições. Compartilhar drives com outros sistemas usando FAT (File Allocation Table) e FAT32 apenas quando for estritamente necessário, pois estes arquivos não são seguros e podem facilitar ataques.

103 - Estabelecer uma senha na BIOS do sistema e configurá-la para que só seja iniciada a partir do disco rígido. Assim, dificulta-se a ação de um atacante com acesso físico ao equipamento, evitando que ele possa iniciar o sistema a partir de um disquete ou CD-ROM.

104 - Mudar a conta "Administrador" para outro nome, ou mesmo criar uma conta fictícia com o nome "Administrador", sem privilégios e com uma senha complexa. Desta forma evita-se os ataques baseados em "brute force", que utilizam buscas automáticas de senhas até que a conta de administração seja conseguida.

105 - Eliminar todos os serviços que não sejam absolutamente necessários. O Windows 2000 habilita como padrão alguns serviços, como o servidor Web Internet Information Server (IIS) e o Terminal Server, que podem facilitar determinados ataques.

106 Certificando-se em Windows 2000 Professional

Neste artigo, veremos alguns detalhes sobre o exame de certificação para o Windows 2000 Professional: Exame 70-210: Install, Configuring and Administering Windows 2000 Professional.

Ao passar neste exame, o candidato obtém o título de MCP - Microsoft Certified Professional e também elimina um dos exames obrigatórios para a certificação como MCSE em Windows 2000.

Uma mudança de direção

A Microsoft vem realizando um grande esforço no sentido de melhorar a credibilidade dos exames de certificação. O esforço é para garantir que a aprovação nos exames realmente signifique que o profissional é qualificado. A idéia é que, para passar em um determinado exame, além do conhecimento teórico (que pode ser obtido em livros, cursos e na Internet), o candidato também tenha uma experiência mínima com o produto e com a tecnologia em que está se certificando.

Os novos exames para o Windows 2000 procuram refletir esta nova filosofia, no sentido de que os candidatos devem demonstrar conhecimentos que somente podem ser adquiridos com a utilização do Windows 2000 no dia-a-dia.

Este esforço é válido, pois embora torne o processo de certificação mais difícil, garante que somente candidatos qualificados possam passar nos exames. Podemos até questionar este procedimento, mas o fato é que tivemos alguns casos extremos, como por exemplo o de um menino de 12 anos que obteve a certificação MCSE! Isto provavelmente aconteceu porque é possível ser aprovado nos exames do Windows NT 4.0 somente estudando a teoria, sem nunca ter utilizado o Windows NT 4.0 na prática. Além disso, há uma infinidade de livros, simulados e sites na Internet que tornam esta tarefa possível.

É importante se entender que o candidato, para passar em um exame do Windows 2000, não é obrigado a comprovar a experiência com o produto. O que há de novo é que agora a Microsoft procura colocar questões que envolvem análise e raciocínio, o que torna as questões mais complexas, favorecendo aqueles candidatos que realmente possuem experiência com o produto. Estes novos tipos de questões são bastante diferentes de questões que simplesmente exigem que o candidato memorize um determinado fato. Em uma coluna futura, estaremos falando sobre os novos tipos de questões introduzidas nas provas do Windows 2000.

O que esperar do exame 70-210

Embora já dentro da nova filosofia, o exame 70-210 está mais para o formato antigo do que para o novo formato, no sentido de que a grande maioria das questões exige simplesmente a memorização de algum fato. Este é o cenário de hoje. Pode ser que mais adiante a Microsoft mude o formato deste exame, introduzindo mais questões que envolvam poder de análise e raciocínio.

O exame possui 50 questões, o candidato terá duas horas para fazer o exame e a nota para ser aprovado é 620, em um total possível de 1000. Falando de uma maneira mais simples, o candidato deve obter uma nota mínima de 62%, o que equivale a acertar 31 ou mais questões.

Se o candidato já possuir sólidos conhecimentos do Windows NT 4.0, estes conhecimentos serão de grande ajuda para fazer este exame. No site da Cramsession (www.cramsession.com), este exame é classificado com um grau de dificuldade 2, em uma escala que varia de 1 até 5. Ou seja: nada que deva assustar o candidato.

Conforme descrito anteriormente, a experiência prática sempre ajuda. Se você trabalha em uma empresa em que existem diversas estações clientes com o Windows 2000 Professional em rede, você certamente estará em vantagem. Se já participou de um projeto de atualização automática do Windows 9x para o Windows 2000 Professional, através dos recursos de instalação remota do Windows 2000, então já tem meio caminho andado. Porém, para o estudo específico para a prova, sempre é importante recorrer a uma combinação de recursos como cursos, livros e simulados.