Ku Yu Cheung


  Mestre Ku Yu Cheung nasceu em 1890, na China. Interessado pelas artes marciais, treinou com os melhores Mestres de sua época, tornando-se repositor dos conhecimentos mais completos do Kung Fu. Aprendeu Pa Chi Kung Fu e Tai Chi Chuan estilo Yang com o Mestre Li Kim Lan, um dos maiores espadachins da história da China; Shaolin do Norte com o Mestre Yim Kai Wum, amigo de seu pai e um dos maiores Mestres de Kung Fu de sua época; Pa Kua Chang com o lendário Mestre Sun Lu Tang; Hsing I com o Mestre Chin Hsian Teah e, finalmente, Tan Tui e Ch’a Chuen com seu pai, Ku Lei Chi, um dos maiores guardas de caravanas da China e muito famoso pelos seus chutes.

Seu domínio era tão grande que ele passou a ser herdeiro direto desses Mestres. Seu nome ainda hoje figura na História da China como o melhor dos lendários "Cinco Tigres do Norte". As façanhas realizadas por ele graças à sua aprimoradíssima técnica de "Palma de Ferro" são contadas até hoje naquele país. Mestre Ku Yu Cheung foi um dos primeiros Mestres de Kung Fu do Norte da China a se mudar para o sul, ensinando aí as suas técnicas. Sua reputação de Grande Mestre atraiu um sem-número de duelos, todos vencidos por suas técnicas primorosas.

Existe uma história muito interessante à respeito da ida desse Mestre para o Sul. Ao se instalar em Cantão, Mestre Cheung foi desafiado por um indivíduo enorme chamado Kou Tai Chian, o melhor aluno do Mestre Tam Sam, do estilo Choy Li Fat. Procurando Mestre Cheung, Kou Tai Chian afirmou que não acreditava nas histórias sobre a técnica da "Palma de Ferro", as quais achava que eram forjadas. Não desejando lutar, Mestre Cheung levou o seu desafiante até o pátio da escola e lhe perguntou se um dos tijolos do muro do pátio era de verdade. Ao receber uma resposta afirmativa, Mestre Cheung arrancou o tijolo do muro com os dedos!

Apesar desta demonstração, o jovem ainda quis lutar, acreditando que seu tamanho descomunal seria demais para o pequeno e frágil Mestre. Iniciado o combate, Mestre Cheung desferiu um chute lateral que arremessou o desafiante a 20 metros de distância, segundo testemunhas oculares. Após outros desafios, Mestre Tam Sam propôs pessoalmente uma prova. Mestre Cheung pediu-lhe então que bloqueasse uma série de dez chutes. Mas o Mestre Tam Sam levou dez chutes sem que pudesse bloquear um só. Dessa feita, ele e Mestre Cheung se tornaram bons amigos. Dessa amizade nasceu o ramo Bak Sing do estilo Choy Li Fat, criado por Mestre Tam Sam usando as técnicas de seu intercâmbio com Mestre Ku Yu Cheung.

Existem muitas histórias sobre os feitos deste Grande Mestre de Kung Fu, mas devemos esclarecer um fato. As demonstrações efetuadas com a "Palma de Ferro", como a apresentada nessa matéria, eram feitas com tijolos especiais, moldados com cinzas vulcânicas e cozidos sete dias e sete noites! Sua resistência é superior ao dos nossos tijolos refratários, o que nos mostra a qualidade da técnica empregada.

Mestre Ku Yu Cheung morreu em 1952.


Todos os direitos reservador para  http://www.longevidade.net/