Masutatsu Oyama

O Mestre Oyama nasceu em 1924 em Kimje, Coréia, com o nome de Yee Hyung. Ainda criança, aprendia Chabee (uma combinação coreana de Jujitsu e Kempo) na escola que freqüentava. Dos 9 aos 13 anos passou a praticar diariamente tanto o Chabee quanto o Boxe Shaolim.

Em 1937, por ocasião da guerra entre Japão e China ele foi enviado ao Japão para estudar em uma academia militar em Yunashi. Nessa época ele mudou seu nome para Oyama e passou a estudar Karatê Shotokan. Após dois anos de treinamento, insatisfeito, mudou-se para Tóquio e conseguiu ser aceito na Shotokan, a academia de Mestre Funakoshi, tendo treinado com o filho mais velho deste, Yoshitaka. Aos 18 anos, depois de ingressar no Exército Imperial, Oyama conheceu Neichu So, também coreano, aluno de Gogen Yamaguchi, fundador do Karatê Goju-Kai. Treinou este estilo por dois anos.

Em 1948 Oyama veio a ser aluno de Cho Yung Ju e de Tenshichiro Ozawa, se isola na montanha Kiyosumi, em Chiba, e passa 18 meses num treinamento intensivo e ascético. Passava 7 horas por dia treinando Karatê e outro tanto meditando, além de executar exercícios embaixo de cascatas, lutar com animais selvagens e quebrar pedras e madeiras numa pré-estréia do que seriam seus sensacionais quebramentos (Tameshiwari).

Ele retornou à civilização em 1950. Nessa ocasião participou de um torneio que o faria famoso. Após vencer seu oponente, Mestre Oyama foi atacado por ele com uma faca. Com um golpe atingiu a mão em que estava a arma e esfacelou o rosto dele com um soco. A morte foi instantânea.

Ao longo de sua vida Oyama enfrentou e venceu 52 touros com as mãos vazias, tendo arrancado os chifres de 36 deles, embora tenha matado realmente apenas 3. Em 1952 foi aos Estados Unidos numa turnê, tendo suas lutas todas acabadas em nocautes, o que serviu para tornar sua fama internacional. Ele voltou aos EUA em 1953 quando derrotou um touro frente às câmeras de TV de Chicago.

Em 1954 foi ao Havaí ajudar seu aluno, Bobby Lowe, a abrir uma escola. Foi sua primeira academia no exterior.

Oyama só abriu um Dojô no Japão em 1956, embora apenas em 1961 tenha usado o nome Kyokushin ("Estilo da Verdade") para sua forma de lutar, uma mescla de Karatê Shotokan com forte influência do Goju-Kai e de técnicas de chutes coreanos. Este sistema rapidamente se espalhou pelo mundo, estando presente em mais de 130 países.

O mestre Masutatsu Oyama faleceu em 26 de abril de 1994, com câncer no pulmão.