VOCABULÁRIO

Para localizar rapidamente a palavra que você estar pesquisando - no Internet Explorer, Clique conforme modelo.Menu para Localizar palavras no Vocabulario!!!
Clique em localizar proximo, e veja o resultado rapidinho.

 

  • 128 kb/s, 44kHz, 16 bits - 128 Kb/s quer dizer que 128 kb por segundo serão processados para o arquivo .mp3 tocar com qualidade máxima. Imagine que a velocidade de um modem é 33.6 kb/s. Quando tivermos modems de 128 kb/s poderemos escutar arquivos .mp3 em tempo real, ou seja poderá existir rádios na internet que transmitam sua programação em .mp3 com qualidade  de CD. É possível criar arquivos com 256, 112, 96, 64 kb/s e várias outras opções. A qualidade num arquivo .mp3 se encontra a 128 kb/s. 44 khz é a taxa de amostragem de uma música. Um CD de áudio é gravado à 44 khz, por isso, para o .mp3 ficar como um CD, ele deve ser codificado à mesma freqüência.

  • 1080p/1080i - Essas duas siglas indicam resolução de 1 920 por 1 080 pontos. No caso da 1080p, a imagem é produzida, na tela, por um processo de varredura progressiva. No 1080i, a varredura é entrelaçada (o i vem de interlaced). Ambas referem-se a imagens de alta definição, mas a varredura progressiva proporciona uma qualidade melhor.

  • 65 nm - É uma medida do grau de miniaturização do chip. O termo 65 nm indica que os micro dispositivos eletrônicos que formam o chip medem 65 nanômetros. A tecnologia de 65 nm é a mais recente em processadores, mas já há chips de 45 nm em testes

  • 720p/720i - Mais dois padrões usados em televisores HDTV. Correspondem à resolução de 1 280 por 720. Assim como na sigla 1080i, o i indica varredura entrelaçada e, o p, progressiva.

  • 3D - Área da computação gráfica que cuida da geração de objetos em três dimensões exibidos em espaços bidimensionais, como a tela do micro. O pixel (ponto na tela) de duas dimensões tem três propriedades: posição, cor e brilho. O pixel 3D agrega um quarto atributo, a profundidade, que indica a localização do ponto num eixo Z, imaginário. Quando combinados, os pontos 3D formam uma superfície de três dimensões, chamada textura. Esta, além de dar a idéia de volume, mostra também o grau de transparência do objeto.

  • 3G - Sigla que indica "Terceira geração" dos telefones celulares. A primeira geração foi a dos celulares analógicos e a segunda a dos modelos digitais, nos padrões CDMA e TDMA. O 3G é uma especificação da Internacional Telecommunication Unit que eleva a velocidade a até 384 Kbps, quando o aparelho está parado ou em moviemnto lento (por exemplo, nas mãos de uma pessoa andando), 128 kbps num carro e 2 Mbps em aplicações fixas.

  • 802.11 - Nome de uma família de especificações que definem o formato das comunicações entre dispositivos sem fio. Desenvolvidas nos EUA pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), essas normas têm três especificações. O 802.11 aplica-se a redes locais sem fio com transmissões de 1 ou 2 Mbps na faixa de 2,4 GHz. O 802.11a também se aplica a redes locais sem fio e transmite a até 54 Mbps, na freqüência de 5 GHz. Por fim, há a versão 802.11b, também conhecida como Wi-Fi, que transmite até 11 Mbps na faixa de 2,4 GHz

  • 10 BaseT - Padrão de rede Ethernet, baseada em cabos telefônicos de par trançado, no qual os dados trafegam a uma velocidade de até 10 Mbits por segundo.

  • 10/100 - Especificação das velocidades suportadas pela placa de rede de um PC, medidas em milhões de bits por segundo (Mbps).

  • 100 BaseT - É conhecido também como Fast Ethernet. As redes baseadas nesse padrão atingem 100 Megabits por segundo. Ao contrário da 10BaseT, admitem três tipos diferentes de cabeamento: dois pares de cabos de par trançado de alta qualidade; quatro pares de cabos de par trançado convencionais; ou cabos de fibras ópticas.

  • A BR - Available Bit Rate ou taxa de bit disponível. Modalidade de serviços de transmissão de dados ATM (asynchronous transfer mode) que ajusta a largura da banda ao nível de congestionamento na rede. Para garantir uma performance mínima, a operadora oferece controles de fluxo e de tráfego de dados com taxa predeterminada de perda de células. Normalmente, não é utilizada em aplicações que exigem altas taxas de transferência, como voz e vídeo em tempo real.

  • AC3 ou Dolby Digital - Padrão de áudio usado como banda sonora dos vídeos em DVD. É uma forma de som 3D, também chamado surround sound.O AC3 trabalha  com seis canais: à esquerda e à direita, um par à frente e outro atrás do espectador, mais uma saída no centro da tela e um subwoofer. Este tem a função de reforçar os sons graves.

  • Acesso Múltiplo por Divisão de CódigoAcesso Múltiplo por Divisão de Código - Também conhecido pela sigla CDMA (Code Division Multiple Access), usa uma técnica de espalhamento espectral que consiste na utilização de toda a largura da banda do canal para a transmissão. Com essa tecnologia, um grande número de usuários acessa simultaneamente um único canal da estação radiobase sem que haja interferências entre as conversas.

  • Acesso múltiplo por divisão de tempo - Um dos padrões de comunicação de voz via ondas de rádio, usado por operadoras nos serviços de telefonia celular digital. Consiste na divisão de cada canal celular em três períodos de tempo para aumentar a quantidade de dados que pode ser transmitida

  • Accelerated Graphics Port - Um accelerated Graphics Port (AGP) é uma especificação rápida de gráficos de 3D num PC convencional. O interface usa a RAM do seu computador para atualizar a imagem do seu monitor.

  • Actvie X - Metodologia desenvolvida pela Microsoft em meados da década de 1990, usando principalmente com objetivo de desenvolver conteúdos interativos para a Web. Linguagem de programação que faz downloads e corre programas no disco rígido do teu computador. A tecnologia do ActiveX é usada pelo Microsoft Internet Explorer para criar páginas da Web, que se pareçam e se comportem mais como programas de computador, do que com páginas estáticas. Com o ActiveX, os utilizadores podem perguntar ou responder, através de botões de pressão e interagir de muitas outras formas com a página Web.

  • ADB - Abreviatura de ActiveX Data Objects. Interface criada pela Microsoft para acessar bancos de dados relacionais. Em comparação com padrões anteriores, o ADO é mais amplo e trabalha com dados de diferentes tipos, inclusive páginas HTML, planilhas e outros documentos.

  • ADPCM - Adaptive Differential Pulse Code Modulation, técnica de modulação de código de pulso para a conversão dos sinais sonoros analógicos em formato digital. Consiste na gravação apenas da diferença entre os exemplos, ajustando a escala de códigos automaticamente para acomodar pequenas e grandes variações. A velocidade de transmissão obtida (32 Kbps) é a metade da taxa padrão PCM (Pulse Code Modulation).

  • ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) - Tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade através de linha telefônica comum.Sigla de Asymmetric Digital Subscriber Line. É uma nova tecnologia que possibilita a transmissão de dados, em altas velocidades, utilizando cabos telefônicos comuns. O sistema trabalha com velocidades assimétricas, ou seja, diferentes em cada sentido, e, por essas características, promete facilitar a vida dos usuários de Internet. No downstream (tráfego de dados na direção do usuário), a ADSL atinge de 1,5 a 9 megabits por segundo (Mbps). E no upstream, as taxas vão de 16 a 640 kilobits/segundo (Kbps). É necessário instalar modems ADSL nas duas pontas. No Brasil, a tecnologia não está disponível comercialmente

  • AIFF - Sigla de Audio Interchange File Format, é um tipo de arquivo de áudio desenvolvido originalmente pela Apple e usado predominantemente em máquinas Macintosh e Silicon Graphics.

  • Ajato - Provedor de conteúdo de banda larga associado à operadora de TV a cabo TVA.

  • Alfa, versão - Nome que se dá à primeira versão de testes de um software. Trata-se, em geral, de uma versão interna, não distribuída para fora da empresa produtora.

  • AGP - Sigla de Accelerated Graphics Port, ou porta gráfica acelerada. Desenvolvida pela Intel, é uma tecnologia de vídeo voltada especialmente para trabalhar com gráficos em três dimensões. O AGP opera com velocidade de transferência de 266 MBps - o dobro da performance exibida pelo padrão PCI, hoje largamente adotado nos micros PC. A tecnologia admite trabalhar com dois modos ainda mais rápidos, de 533 MBps e 1,07 MBps. Uma característica técnica do AGP é que ele permite armazenar texturas 3D na memória principal do micro, em vez de guardá-las na memória de vídeo. Nem todo micro pode usar essa tecnologia: a placa-mãe e o sistema operacional precisam estar preparados para isso. No momento, somente o Windows 95 versão OSR 2.1 e o Windows 98 dão suporte ao AGP.

  • Amostragem - medida em Hertz, para a resolução de áudio digital. Indica quantas vezes o som é registrado por segundo. Quanto mais registros, mais detalhes são capturados para o arquivo, que se torna maior. O som do CD tem amostragem de 44,1 KHz - ou seja, 44100 amostras por segundo.

  • AMD64 - Versão estendida da arquitetura x86, com suporte a operações lógicas e aritméticas em 64 bits. Foi desenvolvida pela AMD e depois adotada também pela Intel. É chamada de EM64T (Extended Memory 64-bit Technology) pela Intel e de x64 pela Microsoft. Também se usa a sigla x86-64.

  • AMPS - Advanced Mobile Phone System. Abreviatura do sistema celular analógico adotado no Brasil, em outros países da América Latina, na Austrália, Nova Zelândia, em parte da Rússia e na Ásia. Nesse sistema de telefonia móvel, a área de cobertura é dividida em células para permitir o maior número de ligações simultâneas

  • Analogue [Analógico) - A Tecnologia analógica refere-se à transmissão eletrônica causada pelo acréscimo de sinais de freqüência ou amplitude variada ou amplitudes para ondas transportadoras de uma dada freqüência de corrente eletromagnética alternada. Um modem é utilizado para converter   a informação digital no teu computador em sinais analógicos na tua linha telefônica. É  também utilizado para converter sinais telefônicos analógicos em informação digital para o seu PC.

  • Anchor [Âncora] - Na Hyper Text Markup Language (HTML), uma âncora é a designação de um termo, frase, imagem ou de outro objeto de informação.

  • Applets Java - Código executado por uma aplicação Java, como os navegadores Internet Explorer ou o Netscape Navigator, muito usada para criar efeitos multimídia nas páginas Web, como animações de vídeo ou música

  • Archie - Ferramenta de busca de arquivos armazenados em servidores FTP (File Transfer Protocol), por assunto, título ou palavra-Chave.

  • ARPANet (Advanced Research Projects Agency Network) - Precursora da Internet, esta rede militar foi criada em 1969, nos Estados Unidos, com o objetivo de proteger informações sigilosas perante um eventual ataque nuclear durante a Guerra Fria.

  • ARQUIVO - É uma unidade determinada de dados reunidos de forma que possa ser interpretados tanto por software como por hardware.

  • Attach (anexo) - Arquivo que segue pela rede anexado ao e-mail.

  • ATX - Com 30,5 por 24,4 centímetros, é o formato mais empregado hoje pelas placas-mãe de PCs.

  • ATSC - Advanced Television Systems Committee. Sistema de TV digital adotado por Estados Unidos, Canadá, México, Argentina e Coréia do Sul.

  • Áudio 3D (som especializado) - Técnicas para dar maior profundidade ao som estéreo. O áudio 3D reproduz a sensação de sons escutados num ambiente virtual. Daí a idéia de terceira dimensão.

  • AVI - Iniciais de Áudio Vídeo Interleave, é um conjunto de diferentes formatos para arquivos de vídeo. Os primeiros arquivos AVI, introduzidos com o Windows 3.1, não têm compressão. Outros podem, por exemplo, conter compressão DivX no vídeo e WMA ou MP3 no áudio.

  • AI - Extensão de arquivos gerados e salvos pelo Adobe Illustrator.

  • Back Orifice - Back Orifice Programa desenvolvido pelo grupo craker "Cult of the Dead Cow" (Culto à vaca Morta) que se instala em computadores ligados à Internet e permite que estes sejam controlados remotamente.

  • Bandwitdth (largura de banda) - Termo que designa o tempo gasto pelas várias tecnologias de transmissão de dados para transmitir uma quantidade determinada de informação. Usualmente medida em bits por segundo (bps).

  • Banner - Faixa publicitária na Web.

  • BBS (Bulletin Board System) - Sistema de comunicação digital através da linha telefônica, em que um banco de dados central é acessado, via modem, por vários micros, permitindo a troca de arquivos e mensagens. Foi uma espécie de escola preparatória para os veteranos internautas.

  • Beta - Versão prévia de um programa, feita para ser avaliada e testada.

  • BIOS - (Bootable Inicialization Operacional System) é um programa residente na placa-mãe é por onde se informa alguns dados dos componentes instalados no computador.

  • Bitnet (Because It's Time Network) - Rede mundial accessível pela Internet com características educacionais.

  • Bit-rate - Também conhecido como data rate, indica o volume de dados transferido a cada segundo num fluxo de áudio ou de vídeo. Se, por exemplo, se diz que um vídeo tem bit-rate constante de 150 bytes por segundo, isso significa que cada segundo de vídeo requer 150 bytes para ser armazenado. O bit-rate também pode ser variável. Nesse caso, partes do vídeo (ou do áudio) podem exigir mais ou menos espaço que o bit-rate indicado.

  • BitTorrent - Sistema de compartilhamento P2P de código aberto criado pelo programador americano Bram Cohen. O protocolo BitTorrent foi concebido para a distribuição de grandes quantidades de dados. É uma solução indicada para distribuir pacotes extensos, como sistemas operacionais. Mesmo usuários que têm apenas partes do pacote participam da distribuição do arquivo.

  • Bluetooth - Tecnologia que conecta dispositivos de rede à internet, via ondas de rádio.

  • Bookmark - Pasta do browser Netscape Navigator onde são guardados os endereços Web mais visitados, correspondente aos Favoritos no Internet Explorer.

  • BOOT - Ato ou efeito de fazer com que o computador seja iniciado ou reiniciado, é o mesmo que ligar o computador.

  • Boolean - O termo "boolean", muitas vezes encontrado ao fazer pesquisas na Web, refere-se a um sistema lógico desenvolvido pelo matemático, George Boole (1815-64). Na busca boolean, um operador "and" entre duas palavras ou outros valores (por exemplo, "pear AND apple") significa que alguém está à procura  de documentos que contém as palavras ou outros valores (por exemplo, "pear OR apple") significa que se procuram documentos que contenham uma dessas palavras.

  • Browser - Programa para navegar na Word Wide Web, a interface gráfica da Internet.

  • BMP - Extensão das figuras (imagens chamadas de bitmaps). Podem ser abertas no Paintbrush, Paint, CorelPhotPaint, ou qualquer outro editor de imagens bitmaps.

  • Backbone - O nível mais elevado dentro de uma estrutura de rede, como a Internet, composto de linhas de alta velocidade ao qual se ligam linhas de menor velocidade. é a "espinha dorsal" da rede.

  • BTX - Formato de motherboard criado para suceder o ATX. O layout das placas BTX melhora a circulação de ar no interior do gabinete e ajuda a reduzir a emissão de ruídos pelo PC.

  • Cable Modem - Modem especial que utiliza a rede de televisão a cabo pra transmitir e receber dados, em vez da tradicional linha telefônica, alcançando maior velocidade.

  • Cache L1 Memória muito veloz e de pequena capacidade que armazena dados e instruções temporariamente no processador. Também se diz cache primário.

  • Cache L2 - Segundo nível de memória temporária. É mais lento que o cache L1, mas com maior capacidade. Também é chamado de cache secundário. Alguns processadores têm também o cache L3, ou terciário, ainda mais lento e de maior capacidade.

  • CDR - Extensão dos arquivos gerados e gravados no Corel Draw

  • CDMA - Acrônimo de Code-Division Multiple Access, é uma tecnologia de celulares digitais. Diferentemente do TDMA, o CDMA não atribui uma freqüência especifica a cada usuário. Cada canal usa todas as freqüências disponíveis.

  • CDT - Extensão que identifica arquivos salvo como modelo pelo Corel Draw

  • CMX - Extensão de arquivos gerados pelo Corel 8  e salvo para o formato de intercâmbio de apresentação

  • CD-R - Sigla de Compact Disc-Recordable. ao contrário do CD-ROM,  que é apenas  para leitura, o CD-R aceita gravação uma única só vez. Com capacidade  para 650 MB e até 680 MB, tem como vantagens a confiabilidade da mídia, sua universabilidade (pode ser lida na maioria dos drives de CD-ROM) e preço relativamente baixo. Desvantagens : a gravação é lenta e deve ser feita com software   especial - o que conta ponto negativo em comparação com alternativas como o Jaz Drive.

  • CD-RW - Tipo de CD que aceita regravação. Essa característica, no entanto, dá lugar  a interpretações  errôneas. A regravação não se faz como num disco rígido ou disquete. É possível adicionar dados até 650 MB. Mas não se pode apagar um arquivo e gravar outro no lugar. Para sobrescrever, é preciso, antes, limpar todo o conteúdo do disco. Existem softwares  -  como o CD-Direct, da Adaptec - que permitem gravar no CD-RW como se faz num disco comum. No entanto, isso tem um custo: perde-se mais de 150 MB do espaço útil da mídia. A maioria dos novos gravadores de CDs trabalha com mídias CD-R e CD-RW.

  • CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire/Conselho Europeu para a Pesquisa Nuclear) - Um dos mais importantes centros mundiais de pesquisas avançadas em Física Nuclear e de Partículas, localizado em Genebra, Suíça. Um de seus pesquisadores, Tim Berners Lee, foi o inventor, em 1989, do HTTP (Hypertext Transfer Potocol), o protocolo usado na WWW para transferir arquivos HTML.

  • CERT (Computer Emergency Response Team) - Organização criada em 1988 que oferece serviços de consulta para usuários da Internet e que entra em ação sempre que um novo vírus e outras ameaças aos computadores são descobertas.

  • Certificado Digital (Identidade Digital ou ID digital) - Permite a codificação e assinatura de mensagens para assegurar a sua autenticidade, integridade e inviolabilidade.

  • Chat - Bate-papo on-line, utilizando canais de IRC (Internt Relay Chat) ou programas da World Wide Web.

  • chipset - Conjunto de chips da placa-mãe responsável pela comunicação com os componentes do micro e por algumas funções extras, como placas de rede e de som embutidas. Na maioria das placas atuais, o chipset é composto por dois chips, o Northbridge e o Southbridge.

  • Clock - Sinal de sincronismo que controla o chaveamento dos circuitos digitais. A velocidade em que esse chaveamento é feito é medida em gigahertz (GHz).

  • CIBERESPAÇO - Expressão que acabou virando sinônimo da internet. Foi retirada do livro de ficção científica Neuromancer, de  William Gibson, em que descrevia um espaço virtual por onde trafegam infinitos bits de informação.

  • Cliente - Na internet, os computadores que utilizam os recursos fornecidos pela base de dados de outro computador, denominado servidor.

  • Ciberespaço - O mundo virtual criado com a Internt e todas as suas possibilidades digitais, como troca de informações, imagens, som e vídeo. O termo foi usado pela primeira vez no romance "Neuromancer", do escritor Willaim Gibson.

  • CGI - Common Gateway Interface. É uma especificação para transferir dados entre um servidor Web e o browser do usuário. Normalmente, o programa CGI é executado no servidor, em resposta a uma solicitação do browser ele entra em ação, por exemplo, quando se preenche um formulário, seja para dar retomo ao usuário, seja para tratar e armazenar os dados recebidos. 0 código CGI pode ser escrito em qualquer linguagem, entre as quais C, Perl, Java ou Visual Basic. Outra forma de fazer esse processamento é através de programas que rodam na máquina cliente. São os applets Java, scripts Java, e controles ActiveX.

  • CODEC - Coder, Decoder, Codecs são os algoritimos que o sistema operacional (Windows) usa para "decifrar" os tipos de arquivos. Com um codec de .mp3, até o gravador de som do Windows pode "Tocar" arquivos .mp3. É preciso por exemplo , ter um codec DivX para exibir vídeos gravados nessa tecnologia.

  • Comitê Gestor - Órgão criado pelo governo brasileiro com o objetivo de acompanhar a disponibilização de serviços Internet no país, estabelecer recomendações relativas á estratégia de implantação e interconexão de redes, análise e seleção de opções tecnológicas, e coordenar a atribuição de endereços IP (Internet Protocol) e o registro de nomes de domínios.

  • COOLER - É uma espécie de radiador responsável pela dissipação do calor emitido pelo processador. É composto por uma chapa de alumínio e um ventilador.

  • Cookies - Pequenos arquivos de texto enviados pelo servidor que permitem obter informações sobre os computadores que o acessam. Os Cookies são criados por todos os sites. Essencialmente, um cookie (BISCOITO, EM INGLÊS) É UM PEQUENO ARQUIVO DE DADOS ARMAZENADOS NO SEU PC ONDE O BROWSER PODE GRAVAR DADOS OU LÊ-LOS, COM O INTUITO DE GUARDAR O QUE CHAMAMOS DE "dados de cliente persistente". Por exemplo, se um determinado site permite que você modifique a sua aparência, será criado um cookie no seu HD que vai gravar a configuração pessoal que você montou. Desta forma, da próxima vez que você entrar no site, não precisa reinserir as informações. Outra utilização interessante dos cookies é em relação a senha e nomes de usuários: gravando estes dados em um cookie no seu micro, você não precisa entrar com estas informações toda a vez que você visitar esta homepage. Você pode deletar os cookies quando quiser. Como já deve ter notado, você pode visualizá-los como arquivo txt no Windows Explorer, onde também pode deletá-los tranqüilamente. Se você tem muito cookies no seu micro, pode ser mais fácil limpar a memória cache do navegador, o que vai apagá-los também.

  • Correio Eletrônico - (e-mail) - Troca de mensagens de texto e arquivos através da rede com um programa especifico. É ainda o recurso mais usado da Internet. (Os programas mais conhecidos para E-mails , Eudora   e  Outlook).

  • Cracker - Uma espécie de pirata virtual, que penetra remotamente em computadores integrados a rede com o objetivo de causar algum dano ou obter informações ilegalmente.

  • Criador de Padrões(Pattern Maker) Cria um padrão de preenchimento com pedaços de uma imagem. A seleção é replicada com ladrilhos, que preenchem toda a área repetidamente. Os ladrilhos podem ser salvos como novo padrão e usados em outras imagens.

  • Criptografia - Técnica para codificar mensagens ou arquivos, tornando-os invioláveis, e permitindo que apenas sejam decodificados por seus destinatários.

  • CU-See Me - Programa de videoconferência pela Internet.

  • DAT - Iniciais de Digital Áudio Tape, ou fita de áudio digital - nome que vem do fato de que a tecnologia foi criada originalmente para gravação de sons. Menor que um cartucho de audiocassete, o cartucho de fita DAT de 4 milímetros armazena até 24 GB (cerca de quarenta CD-ROMs) e transfere dados à velocidade de até 2 MBps.

  • Desfoque de Superfície (Surface Blur) Os filtros de desfoque suavizam as transições de uma seleção ou de uma imagem inteira, o que é bom para retoques. O Desfoque de Superfície preserva as arestas. É útil para criar efeitos especiais e para remover ruídos ou granulação.

  • Desfoque Inteligente (Smart Blur) Desfoque que atua em uma imagem com precisão. É possível especificar o raio, o limiar e a qualidade da mudança.

  • Dissolver (Liquify) Realiza distorções como empurrar, puxar, girar, refletir, enrugar e inchar qualquer área de uma imagem. As distorções criadas podem ser sutis ou drásticas, o que torna esse filtro uma ferramenta poderosa para o retoque de imagens e para a criação de efeitos artísticos.

  • DISCO DE BOOT - Disquete com uma série de arquivos que permitem fazer com que o computador funcione e reconheça os componentes, além de adquirir as diretrizes para o funcionamento do sistema operacional.

  • disponibilidade  - Número que indica o total de cópias completas de um pacote na rede. Se um usuário já baixou 54% do pacote, adiciona 0,54 ao índice de disponibilidade, desde que nenhum outro usuário tenha essa parte do arquivo.

  • DIRECTX - É uma interface de aplicação de programas (API) para criar e gerar imagens gráficas e efeitos multimídia em aplicações como jogos. A capacidade de "jogar" aplicações DirectX está incluída como parte integrante do Web Browser da Microsoft Internet Explorer 4.0.

  • DHT - Sigla de Distributed Hash Tables. Método de distribuição de dados que não depende de um servidor central para o controle do tráfego. Diversos clientes de BitTorrent, como BitComet e o μTorrent, suportam transferências por meio de DHT. A implementação DHT do cliente Azureus é incompatível com a dos outros. Com o recurso DHT habilitado, a transferência de pacotes pode ser feita mesmo sem a presença de um tracker.

  • DLP - Sigla de Digital Light Processing. Tecnologia criada pela Texas Instruments, usada em projetores e em televisores de retroprojeção. Utiliza microespelhos para fazer a projeção das imagens.

  • Dynamic HTML (HTML Dinâmico) - Dynamic HTML é um termo abrangente para uma combinação  das novas etiquetas e opções, style sheets e programação de HyperText Markup Language (HTML), que te permitem criar páginas Web mais animadas e com mais interatividade com o utilizador do que as versões anteriores de HTML. Há mais especificações do Dynamic HTML no HTML 4.0. O Dinamic HTML permite que os documentos da Web pareçam e funcionem como aplicações de computador ou produções multimidia.

  • DNS - Domain Name Server ou Domain Name System. Converte um endereço como http://www.infonet.com.br num nº IP (Protocolo Internet), como 151.196.69.37.

  • DOC - Extensão de  documentos do Word 2000. Também podem ser abertos em outros processadores de texto fazendo-se conversões

  • DOS - Sistema Operacional dos computadores do tipo PC de onde surgiu o Windows. Até hoje existem muitos programas que rodam neste ambiente, por isso o Windows ainda mantém suporte para ele. Sua interface é composta por uma tela preta, onde são usados apenas caracteres.

  • DRIVE - É uma  unidade física onde se insere um disco para que sejam lidas ou gravadas informações. Exemplo: Equipamento do CD-ROM, do disquete etc...

  • DRV - Extensão de arquivos de drivers, que são controladores de componentes e acessórios do micro, como impressoras, placas de som, placas de vídeo, entre outros.

  • Dual core - Processador binuclear. É aquele que contém, no mesmo chip, dois núcleos de processamento. Isso permite executar tarefas em paralelo, agilizando o processamento.

  • DVB - Digital Video Broadcasting. É o nome dado ao consórcio que criou o padrão de TV digital adotado em países da Europa, na China, na Índia e na África do Sul.

  • DVI - Digital Visual Interface, conexão que transmite o sinal de vídeo de forma digital, proporcionando qualidade de imagem superior à das ligações analógicas. Alguns monitores e TVs de LCD e plasma trazem esse tipo de entrada.

  • D-Sub - É o tipo de conexão mais comum em monitores. Transmite o sinal de forma analógica.

  • Efeitos de Iluminação (Lighting Effects) Produz uma grande variedade de efeitos de iluminação em imagens RGB, permitindo o uso também de texturas de arquivos em tons de cinza para produzir efeitos semelhantes a 3D.

  • EPS - Extensão para arquivos no formato "Encapusuled Post Script"

  • ESTABILIZADOR - Aparelho que protege o computador ou outros equipamentos   contra variações na rede elétrica como a supertensão e a subtensão. O dispositivo mantém a tensão estável em 115 ou 220 volts, conforme o caso.

  • EXE - Extensão de arquivos executáveis. Clicando 2 vezes, com o mouse sobre eles, é possível fazer funcionar o programa

  • Extrair (Extract) Permite isolar um objeto em primeiro plano da imagem de fundo. Até mesmo objetos com arestas difíceis ou indefinidas podem ser recortados do resto da imagem com o mínimo de trabalho.

  • Exploité uma falha em um software .. e uma ferramenta que explora esta falha

  • FILTRO DE LINHA - Dispositivo destinado a suprimir ruídos da rede elétrica que podem danificar equipamentos sensíveis como o computador

  • Firmware - é o código de programa que existe internamente num player que instrui o microprocessador como interagir com os controles e os arquivos de áudio digital. Ele é usado para controlar todos os aspectos da operação do player. Um determinado player que possui este recurso pode receber upgrade quando um código novo ou aperfeiçoado for escrito para o mesmo, então cada um dos players poderão receber este upgrade.

     Com este upgrade de firmware torna possível incluir novos formatos de música, software de proteção ou recursos de operação que melhoram o player. Existem no mercado muitos players que não possuem um a opção de reprogramar o microprocessador, limitando assim o seu funcionamento para um único formato sendo impossível um upgrade. Mas o processo de upgrade é arriscado, um erro na hora de reprogramar pode fazer com que o player seja perdido.

  • FLAME - As mensagens abusivas enviadas por e-mail ou para um grupo, em resposta a comentários tolos ou questões básicas.

  • FLEACK - É uma distorção na imagem do monitor que faz com que está fique piscando como uma lâmpada fluorescente devido a sua exibição acima da capacidade do equipamento.

  • FONTE - É uma caixa de transformação da energia para o computador. Tem a entrada para corrente contínua entre 5v e 12v.

  • FORMATAÇÃO - Física = é obtida com o programa Fdisk e funciona para determinar a estrutura física do HD. Deve ser usada com cuidado, já que destroi todos os dados do HD, entretanto, é imprescindível sempre que se desejar instalar um HD.
    Logica = obtida com o programa
    Format, deve ser feita logo em seguida da formatação física. Seu objetivo é determinar as trilhas onde os dados serão gravados.

  • FTP - File Transfer Protocol. O método geralmente usado para transferir ficheiros (arquivos) via internet. Há programas FTP disponíveis separadamente, embora a maioria já esteja na Web.

  • GIF - Graphics Interchange Format. Um formato para salvar imagens que pode ser "visto" por um browser Web. O GIF foi criado em 1987 pelo gigante dos EUA, a CompuServe.

  • GOPHER - O Gopher é um protocolo de aplicações  da internet, cujas estruturas do Ficheiro (arquivo) estão organizadas segundo uma hierarquia e se mantêm nos servidores onde também pertencem a uma estrutura informativa geral. O Gopher arranjou uma forma de ir buscar ficheiros de texto a qualquer parte do mundo e os mostrar no teu computador.

  • HARDWARE - Todos  os elementos físicos do computador. Ex.: monitor, teclado, mouse, processador.

  • hash/infohash - Combinação alfanumérica embutida num arquivo torrent, que tem a função de verificar a integridade dos dados.

  • HDMI - High Definition Multimedia Interface, conexão que transmite sinais digitais de áudio e vídeo, com alta qualidade, por meio de um único cabo.

  • HTM - (HTML)- Extensão para arquivos gerados e salvo no formato   Hiper Text Marked Language (Linguagem de Hiper Texto Marcado), para construção de Home-Pages, as versões oficiais da HTML são definidas pelo W3 Consortium, em http://w3.org.

  • HLP - Extensão de arquivos do help, ou ajuda se o Windows for em português. Clicando sobre eles, a ajuda on-line é aberta

  • HiFD - Sigla de High Floppy Disk, ou disquete de alta densidade. Tecnologia desenvolvida há mais de um ano pela Sony, guarda até 200 MB num disco de 3,5 polegadas. Na mesma época, também surgiu o SuperDisk, da Imation, com unidades de 120 MB. Além de Trabalhar  com discos de alta densidade, os drives das duas tecnologias oferecem compatibilidade com disquetes comuns de 1.44 MB. Até agora, nenhuma das duas decolou.

  • Hyper-Treading (HT) - Tecnologia desenvolvida pela Intel. O processador HT funciona, virtualmente, como se fossem dois, executando tarefas em paralelo.

  • HTTP - HyperText Transfer Protocol. Este é o protocolo usado para transportar tráfego entre o computador do browser da Web o site da Web.

  • IA-64 - Sigla de Intel Architecture 64. É a arquitetura criada em conjunto pela HP e pela Intel para os processadores de 64 bits da linha Itanium.

  • IMAGEMAP - (Mapa de Imagem) Na criação de uma página na Web, um Imagemap é uma imagem gráfica definida, para que um utilizador possa clicar em áreas diferentes da imagem e ligar-se a vários destinos. Criar uma Imagemap, definindo todas as áreas sensíveis segundo as suas coordenadas X e Y. Em todos os conjuntos de coordenadas, especificas um endereço URL ou Web, que será ligado quando o utilizador clicar nessa área. As imagemaps são muito usadas nos Web sites como forma mais ousada de menu principal.

  • INI  - Extensão de arquivos que contêm os parâmetros de inicialização de um programa Windows. Sem estes arquivos, nenhum programa funciona no Windows.

  • Intelligent Agent - Um software de rotina que usa a "inteligência" com uma tarefa atribuída. Por exemplo, buscar páginas na Web de acordo com as tuas preferências pessoais.

  • INTRANET - Uma rede (normalmente) privada, apenas acessível a utilizadores autorizados. Por exemplo, uma empresa pode ligar os seus escritórios de Brasília, Bahia e Sergipe com a sua própria Intranet.

  • INVERSOR - Circuito que converte a corrente contínua fornecida por uma bateria em corrente alternada, exigida pela maioria dos equipamentos de computação.

  • IRC - Internet Relay Chat. Um sistema de conversação para multi-utilizadores. É a função da Net que te permite manter conversas textuais "ao vivo" com outras pessoas no mesmo  "canal".

  • ISDN [RDIS] - Integrated Services Digital Network. Uma alternativa digital às linhas telefônicas analógicas atuais. Os modems ISDN já estão disponíveis, permitindo aos seus utilizadores ligações muito mais rápidas.

  • ISDB - Integrated Services Digital Broadcasting. Padrão japonês de TV digital.

  • ISP - Internet service provider. Uma empresa que vende ligações à Net. Compara as suas ofertas com as dos prestadores de serviços on-line service (OSPs), que fornecem uma ligação à Internet apenas aos seus membros só os serviços como chat forums, serviços noticiosos e outra formação variada.

  • GSM - Sigla de Global System for Mobile Communications, é um dos principais sistemas para telefones celulares. Ativo desde 1991, o GSM usa a tecnologia TDMA e é o padrão de fato na Europa e na Ásia.

  • JAVA - Uma linguagem de programação desenvolvida pela Sun Microsystems, que permite ao programador incluir efeitos multimídias e aumentar a sua interatividade nas páginas da Web.

  • JAZ DRIVE - Reproduzida pela Iomega, essa unidade removível trabalha com dois tipos de cartucho, de 1 e 2 GB. O produto pode ser usado para fazer backup ou para o trabalho no dia-a-dia.

  • JPEG - Joint Photographic Exterts Group. JPEG é outro formato de ficheiro (arquivo) que pode ser visto na Web. A imagem é comprimida, reduzindo-se o tamanho do arquivo para um carregamento mais rápido.

  • JUMPERS - (interruptores) São compostos por pares de pinos que definem a configuração de um equipamento através da ligação física destes pinos. É através deles que se define funcionamento de mais de um HD na máquina, ou que se informa à placa a velocidade e a corrente elétrica do processador

  • KBPS - kilobits por segundo. Representa a velocidade do teu modem, quanto mais elevada melhor

  • LEASED LINE - Uma linha de telefone permanente entre dois pontos na Internet

  • LINE INTERACTIVE - Tipo de no-break off-line que monitora a rede elétrica e só aciona as baterias quando há problemas. No caso de uma queda total, ocorre uma interrupção de alguns milissegundos, tempo necessário para que o inversor (veja o termo) seja acionado e entre em fase com a alimentação que provinha da rede elétrica

  • LINKS - Uma link ou Hiperlink funciona como uma ponte entre duas páginas Web. Ao clicar numa link vais para outra página.

  • MARKUP - Markup significa a seqüência de caracteres ou outros símbolos que inseres em certos espaços num arquivo de processamento de texto para indicares qual deverá ser o aspecto do arquivo ou para descrever  a sua estrutura lógica. Os indicadores são muitas vezes denominados "tags".

  • Máscara de Nitidez (Unsharpen Mask) Torna nítida uma imagem, aumentando o contraste em suas arestas. O filtro localiza os pixels que diferem dos adjacentes, aumentando o contraste dos vizinhos na intensidade definida pelo usuário. Os pixels vizinhos mais claros tornam-se mais claros ainda e os escuros, mais escuros ainda.

  • Midi -  Sigla de Musical Instrument Digital Interface, essa tecnologia consiste numa forma de representar sons produzidos por sintetizadores. Os arquivos  Mid contêm apenas informações sobre as notas musicais. Eis por que são arquivos muito pequenos e não servem para a gravação de quaisquer sons, como a voz humana.

  • micro-ATX Formato de placa semelhante ao ATX. Ela é menor (28,4 por 20,8 centímetros), por isso oferece menos slots para expansão.

  • mini-ITX Formato de placamãe criado pela VIA para PCs compactos, conhecidos como barebones ou SFF (Small Form Factor), e outros dispositivos. Apesar de compacta (17 por 17 centímetros), uma mini-ITX pode trazer portas USB 2.0 e FireWire, áudio digital 5.1, saída S-Vídeo, suporte a discos SATA e a
    DDR400

  • MMX - Significa Multimídia extensions (Extensões multimídia). Trata-se de um avanço relativamente ao processador Intel Pentium com processamento de gráficos, som e outros dados a alta velocidade.

  • MODEM - Modulador/desmodulador. Um elemento de equipamento que liga  os computadores uns ao outros para enviar comunicações através  das linhas telefônicas. O modem converte os dados digitais dos computadores em sinais analógicos que são enviados pela linha telefônica e torna a transformá-los em sinais digitais na extremidade oposta. Os modems são usados para enviar e receber correio eletrônico, e também para navegar na Net.

  • Mosaico (Mosaic) Popularizado pela TV quando se quer esconder a identidade de alguém, esse filtro agrupa pixels em blocos quadrados. Os pixels num determinado bloco têm a mesma cor, derivada das cores na seleção.

  • MP3 - Tecnologia de compactação normalmente aplicada a arquivo WAV. Na reprodução de arquivos MP3 eliminam-se detalhes da gravação original, permitindo uma compressão eficiente. A relação WAV/MP3 (com 128 Kbps e 44,1 Khz) fica na faixa de 10 para 1, quase sem perda de qualidade.

  • MUD - Multi-User Dimension. Um jogo de aventuras que pode ser jogado por muitas pessoas de todo o mundo. As pessoas podem também se comunicar dentro dos limites do jogo.

  • nm - Nanômetro, um bilionésimo de metro. É a unidade usada para medir os dispositivos eletrônicos que formam o chip. Um fio de cabelo tem 80 000 nm de diâmetro.

  • nano-ITX Com apenas 12 por 12 centímetros, é um padrão desenvolvido pela VIA para equipar dispositivos como gravadores de vídeo no estilo TiVo (os PVRs), set top boxes, PCs embutidos em monitores LCD etc.

  • NEWSGROUPS - (Grupos de discussão) - Grupos de discussão na Net. Também conhecidos por Usenet.

  • NEWSREADER - O software que permite ler as mensagens (ou "postings") que as pessoas enviaram para os grupos de discussão. Incorporado nos largamente utilizados browsers Web.

  • NEWS (NNTP) SERVER - O hardware onde estão os grupos de discussão a que podes aceder, normalmente com base no teu prestador de serviços da Internet. Se já usaste o DejaNews ou o HotBot para encontrar o nome de um grupo de discussão que acabaste por encontrar, ao consultar a lista de grupos disponíveis nos servidores  de notícias, pode ser que o encontres no servidor de "acesso público".

  • Nitidez Inteligente (Smart Sharpen) Controla a intensidade de nitidez nas áreas de sombra ou de realce. Amplia o contraste de detalhes e cantos, sem danificar a imagem com um excesso de ruído e texturas derivadas de sua aplicação.

  • NO-BREAK - Termo em inglês para UPS externo. Curiosamente, essa expressão é usada somente no Brasil. Nos EUA, o termo corrente é UPS (veja adiante)

  • NO-BREAK MICROPROCESSADO - No-Break capaz de se comunicar com o microcomputador por meio de uma porta serial. Usa um software de controle que monitora as condições  da rede elétrica e toma decisões como desligar um servidor de rede. Também conhecido como UPS inteligente.

  • NO-BREAK OFF-LINE - Quando ocorre uma queda na rede elétrica, o dispositivo pára de fornecer energia por alguns milésimos de segundo - o que não determina o desligamento dos aparelhos a ele conectados. Há dois tipos de no-breaks off-line: stand by e line interactive (veja os termos).

  • NO-BREAK ONLINE - Ao contrário do modelo off-line, esse tipo de no-break não interrompe o fornecimento quando há uma queda de energia. A saída é alimentada constantemente por uma combinação de recursos da rede elétrica ou da bateria.

  • Northbridge - Um dos componentes do chipset. É o chip responsável pela comunicação do processador com a placa de vídeo e a memória RAM.

  • OFF-LINE - Quando o teu computador não está ligado à internet.

  • OFF-LINE BROWSER - O software que faz o download do conteúdo das páginas Web para o disco rígido, para que possas ver os sites offline sempre que queiras.

  • OLED - Organic Light-Emitting Diode. Em português, Diodo Orgânico Emissor de Luz. É uma tecnologia de displays usada em pequenos dispositivos, como câmeras digitais. Vem sendo experimentada por alguns fabricantes, como a Samsung, em monitores e televisores fininhos. Emprega diodos compostos por moléculas de carbono que emitem luz ao receber uma carga elétrica.

  • ON-BOARD - (no quadro) Este termo é usado para designar equipamentos que contém outros acessórios, ou funções, em seu conjunto. Algumas placas-mãe vêem com o som e vídeo on-board, isso quer dizer que estes componentes já fazem parte delas e que não é necessário adquirir o componente à parte.

  • ON-LINE SERVICE PROVIDER - Uma empresa que oferece acesso à Internet em conjunto com uma interface própria e serviços "só para membros", tais como chat rooms animados, quadros de mensagens, centros   comerciais on-line e atualizações de notícias.

  • PAT - Extensão que identifica arquivos salvo como modelo pelo Corel Draw

  • PCI Express - Padrão de slots que substitui os conhecidos AGP e PCI. Os slots PCI Express têm diversas velocidades, que vão de x1 até x32. A versão x1 permite transferências de dados quase duas vezes maiores do que o PCI tradicional. O slot PCI Express usado para vídeo é o x16, que tem o dobro da velocidade de transferência do padrão AGP 8x.

  • Placas de Som 3D - Dispositivos que implementam soluções para   processar áudio 3D na placa de som (e não no chip principal do PC). Para simular as três dimensões, pode-se configurar as características do ambiente (um auditório, um estádio, uma caverna) e, nele, a posição das fontes de som.

  • PHP - (Personal Home Page). É uma linguagem tipo SSI (server side include), parecida com ASP, mas eu diária que e muito mais poderosa.
    Ela começou a ser desenvolvida em 1998, e ja esta na versão 4(PHP4).
    Quem quiser saber mais pode ir em www.php.net

  • POTÊNCIA - Normalmente, a potência dos no-breaks é indicada em VA, Volt-Ampére. Em geral, o consumo da carga não deve ultrapassar 90% da potência do no-break.

  • PROTOCOLO -  Série de regras e especificações técnicas usadas para a comunicação entre os computadores pela internet.

  • PROXY - É um serviço oferecido pela Best Way que faz uma cópia nas máquinas da própria Best Way do conteúdo dos lugares visitados por seus usuários.
          A vantagem disso é que lugares já visitados anteriormente por qualquer um dos usuários ficam muito mais rápidos de ser acessados.
    Exemplo: Suponha que um usuário visite o site www.microsoft.com   e que o conteúdo desse site ainda não esteja no Proxy da Best Way. As informações desse site vão trafegar pela Internet, saindo de algum lugar dos Estados Unidos, passando por vários caminhos até chegar à Best Way e depois transmitidas para o computador do usuário através do modem. Ao passar pela Best Way, as informações são copiadas pelo Proxy. Da próxima vez que um usuário (qualquer um) for acessar www.microsoft.com , o Proxy vai detectar que ele tem aquelas informações e já manda direto para o computador do usuário via modem. Ou seja, poupa-se o tempo de ir buscar as informações nos Estados Unidos e todo o tempo gasto no trajeto de volta das informações.

  • Reduzir Ruído (Reduce Noise) Oferece controles para reduzir o ruído da imagem, preservando, na medida do possível, sua qualidade. Também compensa degradações causadas por uma compressão muito agressiva do formato JPEG.

  • Scart - Sigla de Syndicat des Constructeurs d'Appareils Radiorécepteurs et Téléviseurs. Conector de origem francesa que faz a ligação de áudio e vídeo por meio de um único plugue. Muito usado na Europa, é também conhecido como Peritel ou Euroconnector.

  • SCR - Extensão de arquivos de protetores de tela. Para funcionarem precisam ser ativados no painel de controle do Windows

  • SCSI - significa Small Computer Speed Interface (Interface de velocidade para pequenos computadores) foi lançado pela Apple(Macintosh) e permite instalar em cadeia vários periféricos internos e externos a partir de uma única placa ou várias placas. Todos os periféricos SCSI externos têm uma entrada e uma saída para conectar-se ao próximo periférico. No caso de ser o último deve ser fechado com um conector terminal (terminator)

  • SED - Sigla de Surface-conduction Electron-emitter Display. Nova tecnologia que está sendo desenvolvida em parceria pela Canon e pela Toshiba. Assim como os monitores CRT, os SED também geram imagens por meio de elétrons que colidem com uma película revestida de fósforo para emitir luz. A diferença é que em vez de três canhões de elétrons, no SED é usado um emissor para cada pixel.

  • SHORT-BREAK - O mesmo que no-break off-line

  • SIMD - Single Instruction, Multiple Data. O termo refere-se às instruções que fazem o processador manipular múltiplos valores de dados.

  • SYS - Extensão de arquivos de sistema do micro. Não devem ser manuseados por usuários inexperientes. Podem paralisar o computador se algo for alterado de forma errada

  • SKINS - Skins são "caras" novas para o player WinAMP, o mais popular "tocador" de arquivos .MP3.

  • SLOT - É uma espécie de baia ou um ponto onde se conecta os componentes de um micro. Ex.: Slote PCI, ISA-EISA, Slot do processador, slotDIMM para as memórias.

  • SLI - A tecnologia SLI (Scalable Link Interface) permite instalar na mesma placa-mãe duas placas de vídeo PCI Express iguais para que elas trabalhem em paralelo, o que melhora consideravelmente a performance do PC em games.

  • SOFTWARE - Qualquer tipo de programa de computador. É a parte lógica responsável pelo funcionamento do micro. E.: CorelDraw, AutoCAD, Word, WordPerfect.

  • soquete 478 - Soquete é a peça da placa-mãe na qual o processador é encaixado. No caso do 478, ele é usado para receber os chips mais antigos das linhas Celeron e Pentium 4. Em breve o 478 deve sair de cena, pois a Intel está migrando os seus produtos de desktop para o padrão LGA775.

  • soquetes 754 e 939 - São os dois padrões atuais de encaixe para processadores Sempron e Athlon 64, da AMD. A intenção da empresa é aposentar o soquete 754 e ficar apenas com o 939.

  • soquete LGA775 - É o formato adotado pela Intel para conectar seuschips mais recentes (Pentium D, Extreme Edition, Celeron D etc.) nas motherboards. Ao contrário do que acontece nos outros soquetes, nos LGA775 os pinos de contato ficam na placa-mãe.

  • southbridge - Chip responsável pela comunicação com as placas PCI e periféricos. Também faz a comunicação com portas USB, paralela e serial e, no caso de placas-mãe com periféricos embutidos, com chips de áudio, de rede e de espelhamento de discos rígidos (Raid).

  • SPS - Sigla de Standby Power Supply. Equivalente ao UPS do tipo Line-interactive (veja o termo)

  • SPARQ - Similar ao Jaz, esse  drive de 1 GB foi criado pela Syquest, empresa que em abril 99.foi vendida à Iomega, após um processo falimentar. Até o início de maio 99, não havia definição sobre o que seria feito da linha de produtos.

  • SPAM - O lixo que chega pelo correio eletrônico de internet, seja na forma de propaganda ou na de uma corrente que ninguém pediu para receber.

  • SREAMING - Uma tecnologia para transferência de dados que faz com que o arquivo transmitido possa ser processado de forma contínua e constante. Ele não precisa baixar totalmente para o computador para que seja executado. Ou seja, ele é executado a medida que está sendo transferido. Para isso precisamos de uma boa conexão e com isso uma boa taxa de transferência para que o  resultado seja nítido.

  • SSE - Streaming SIMD Extensions, conjunto de instruções do tipo SIMD para processamento de multimídia. Foi criado pela Intel para o Pentium III e também adotado pela AMD no Athlon XP.

  • SSE2 Extensão com 144 instruções adicionais ao SSE. Foi desenvolvida pela Intel para o Pentium 4 e depois incorporada também às linhas Opteron e Athlon 64, da AMD.

  • SSE3 Terceira geração das extensões SSE para a arquitetura x86. Foi incorporada aos processadores da série Pentium 4 em 2004. Em 2005, a AMD passou a usar um subconjunto do SSE3 nos chips Athlon 64.

  • STAND BY - Tipo de no-break off-line. Quando há queda na rede elétrica, as baterias entram em ação, fornecendo energia ao inversor.

  • SURTO - Aumento substancial da voltagem durante uma pequena fração de segundo, em geral causado quando aparelhos de grande potência são desligados

  • TXT - Extensão de arquivo de texto que podem ser aberto em qualquer processador de texto (originalizado no Bloco de Notas do Windows, e  no Edit do DOS)

  • TDMA - Sigla de time-division multiple access, é uma tecnologia de comunicação digital sem fio que divide uma freqüência de rádio em frações de tempo e aloca essas frações a diferentes chamadas. Desta forma, uma única freqüência suporta até oito ligações simultâneas.

  • ULA - Unidade Lógica Aritmética, parte da CPU responsável pelas contas como adição e multiplicação, e pelas operações de comparação. Em inglês, diz-se ALU (Arithmetic Logic Unit).

  • Ultra DMA:-  As taxas de transferência vão de 33, 66 e até 100 MB/s, mas isto depende do modelo de cada disco. A taxa de transferência elevada não é a única vantagem dos modos Ultra DMA. Outra grande vantagem é que nos modos PIO, o processador ficava mais de 90% do tempo ocupado com as transferências de disco e no Ultra DMA isto não ocorre.

  • URL - Sigla para localizador de Recursos Uniforme. A URL é o endereço de cada página na Web, aquela sopa de letras e sinais que começa com http://.

  • USB -  (Barramento Serial Universal): É um tipo de conexão que os micros mais modernos dispõem e que permite conectar até 155 equipamentos em seqüência a partir de uma única tomada. Agora você pode conectar equipamentos como scanners e impressoras ao seu computador sem que seja necessário reinicializar a máquina para que eles funcionem. O Windows 98 oferece essa nova descoberta em termos de conectividade de produtos com a tecnologia Plug and Play através do reconhecimento de produtos compatíveis com o USB e da sua configuração automática. Outro beneficio do USB:  muitos dos novos produtos de informática não precisam mais de fios de alimentação. Isso ocorre porque o cabo de conexão pode fornecer energia a dispositivos compatíveis com  o USB

  • UPS - Sigla de Uninterruptible Power Supply. Fonte de alimentação que utiliza baterias para manter o fornecimento de energia mesmo quando ocorre uma falha na rede elétrica. Além disso, pode também ter as funções de filtro de linha e estabilizador. Normalmente, o UPS é apresentado como um equipamento externo, ao qual se ligam computadores ou outros equipamentos. Em certos casos, o UPS pode ser a própria fonte de alimentação do computador, como ocorre em muito servidores. A finalidade básica do dispositivo não é substituir a rede elétrica, e sim manter os equipamentos funcionando por tempo suficiente para que se possa desligá-los de forma normal, salvando os arquivos.

  • UXGA - Ultra Extended Graphics Array. É o padrão de imagem na resolução de 1 600 por 1 200 pixels.

  • V.90 - Padrão de comunicação para modems de 56 Kbps, aprovada em fevereiro deste ano (2000) pela União Internacional de Telecomunicação (ITU). O V.90 combina duas tecnologias concorrentes: X2, da 3Com, e K56Flex, da Rockwell. Os novos modems fabricados pelas duas empresas são compatíveis com o padrão.

  • VA - Medida de potência de um equipamento (é o produto da tensão em Volts pela corrente em Ampéres).

  • VCD - Sigla de Video Compact Disc, é um CD comum com capacidade de armazenar até 80 minutos de vídeo. O VCD usa o padrão de compressão MPEG e pode ser tocado em quase todos os aparelhos DVD players e também em computadores com drive de DVD ou CD. O nível de qualidade do VCD é idêntico ao das fitas de VHS.

  • VELOCIDADE DO OBTURADOR - Tempo durante o qual o obturador se abre para que a luz passe pelas lentes.

  • VERME - Programa do mal que se autodestrói após o ataque

  • VGA - Video Graphics Array. O padrão de 8 bits para saída de vídeo nos micros pessoais. Permite resolução de 640 por 480 pixels e 256 cores.

  • VHF - Very High Frequency, faixa de freqüências entre 30 MHz e 300 MHz, destinada à transmissão de canais de televisão aberta (do canal 2 ao 13).

  • VIDEOCOFERENCIA - Sessão de comunicação em vídeo entre duas ou mais pessoas distantes geograficamente. Apesar de ainda serem mais dispendiosas e complexas que as audioconferências, as videoconferências começam a ganhar popularidade tanto nas empresas como nas residências. Isso ocorre à medida que o uso da banda larga se expande e equipamentos mais baratos chegam ao mercado. Numa WAN, o padrão para videoconferência é o H.320. Para os sistemas de videoconferência entre computadores de mesa, outros dois protocolos predominaram: o H.323, sobre redes locais; e o H.232, sobre sistemas telefônicos convencionais.

  • VIRTUA - Serviço de acesso à Internet de alta velocidade, oferecido pela operadora de TV a cabo Net.

  • VOC - Extensão de arquivo que representa o formato de som proprietário das placas Sound Blaster, da Creative Labs.

  • VOICE MODEM - Modem que, além de transmitir dados, também pode interceptar ligações telefônicas comuns. Nesse caso, o alto-falante e o microfone do PC servirão como telefone.

  • VoIP - Voice over IP, ou voz sobre IP. Veja Telefonia IP.

  • VPN - Virtual Private Network, ou rede privada virtual, é uma rede para uso exclusivo dos usuários autorizados por uma empresa, para que se conectem a ela de qualquer lugar do mundo. A VPN funciona como uma rede privada, com a diferença de que trafega dados sobre a infra-estrutura da rede pública de dados ou da própria internet. Requer a contratação de uma operadora de telecomunicações, além de hardware de rede e software especiais para a autenticação de usuários.

  • VSAT - Very Small Aperture Terminal, estação terrestre de pequeno porte para a transmissão via satélite. AN Wide Area Network ou rede de longa distância. Termo quedesigna uma rede de comunicação de dados que cobre áreas geograficamente extensas como um Estado, um país ou um continente. A taxa de transmissão de dados das WANs varia de acordo com a tecnologia adotada.

  • WAV - Diferente do padrão MIDI, o Wav - de wave, onda  - é uma gravação dos sons originais. Por isso ocupa espaço muitíssimo maior que o MIDI. O WAV (com 16 bits e 44.1 KHz) é a base para a produção de CDs musicais.

  • WMF -  Extensão utilizada para a identificação de arquivos gerados e salvos no formato "Metafale" do Windows

  • WRI - Extensão de arquivo de texto do White para Windows. É possível abrí-los também no Word, ou em outro processador de texto, utilizando-se filtros para conversão

  • WXGA - Wide Extended Graphics Array. É o padrão de monitores widescreen, com resolução de 1 366 por 768.

  • X WINDOW SYSTEM - Conjunto de programas, protocolos e rotinas de código fonte aberto que organizam e mantêm a interface gráfica para o usuário nos sistemas operacionais Unix. O protocolo X permite que as aplicações possam ser exibidas tanto na máquina local quanto pela rede.

  • X86 - Série de microprocessadores fabricados pelo fabricante americano Intel. O mais antigo, desenvolvido no início dos anos 80, era o 8086, que deslanchou a indústria do personal computer (computador pessoal). Os chips cresceram em poder de processamento para o 286, 386 e 486 e, mais recentemente, o Pentium e o Pentium Pro.

  • XML - Abreviatura de Extensible Markup Language - ou linguagem extensível de formatação -, é uma especificação técnica criada pelo World Wide Consortium (W3C), entidade que define os padrões da web. O XML objetiva superar uma série de limitações do HTML e facilitar a troca de documentos entre diferentes plataformas de hardware e software. O W3C define o XML como "o formato universal para dados estruturados na web". Esses dados incluem, além de textos, planilhas, desenhos técnicos e itens como parâmetros de configuração.

  • XML SCHEMA - Os esquemas XML são documentos que descrevem e autenticam dados em documentos XML. Também definidos pelo consórcio W3C, os esquemas são mais flexíveis e poderosos que as DTDs (veja ao lado) e deverão substituí-las. Assim como as linguagens de programação, os esquemas definem tipos de dados como texto, booleano (sim/não), data e hora. Diferentemente, o DTD apresenta os dados como enumerações. Por exemplo, a tag pode conter subtags como <rua>, <número>, <complemento> e .

  • XML TAG - Tanto no HTML como no XML, cada tag, ou marcação, consiste numa palavra-chave cercada pelos sinais de menor (<) e maior (>). Além disso, toda tag tem um comando de abertura e outro de fechamento. Mas, no HTML, as tags indicam formatos. Os comandos <i> e </i>, por exemplo, marcam o início e o fim de um trecho em itálico. No XML, por sua vez, as tags delimitam blocos de dados. Outra diferença está na rigidez. No HTML, muitas vezes o comando de abertura aparece desacompanhado do de fechamento. O browser aceita. No XML não há tolerância: ao encontrar um erro desse tipo, a aplicação pára.

  • XWD - Formato usado para armazenar telas em sistemas X Windows

  • Z-BUFFER - Área da memória de vídeo destinada a armazenar o valor do eixo Z (profundidade) de cada pixel. Esse termo deu origem à técnica chamada Z-buffering, correspondente a um algoritmo que define quais objetos (ou partes deles) ficam visíveis e quais se apresentam escondidos atrás de outros objetos. Nessa operação, assim como em qualquer outra de computação gráfica em 3D, destaca-se o intenso uso de modelos matemáticos.

  • ZETTAFLOP - velocidade igual a um sextilhão de operações aritméticas por segundo

  • ZIP DRIVE - Disco flexível de alta capacidade criado pela Iomega. Ligeiramente maior que os disquetes de 3,5 polegadas, tem versões de 100 e 250 MB. O Zip Drive é hoje a mídia mais popular para backup ou transporte de dados.

  • ZIPAR - Processo de compactar arquivos. É feito com programas como o WinZip ou o PKZip. Na compactação, o arquivo resultante ocupa espaço até 90% menor que o original e pode ser armazenado em disquete ou enviado como anexo de e-mail. O recurso é usado para facilitar o envio de arquivos pela Internet.

  • ZOOM DIGITAL - Este tipo de zoom apenas muda a forma de apresentar a imagem. A porção central da figura é exibida, em resolução menor, na área total que ela ocupa, dando a impressão de que foi ampliada.

  • ZOOM ÓPTICO - Mudança da distância focal para permitir que o objeto se torne mais próximo sem que o fotógrafo saia do lugar ou o foco seja perdido. Esse efeito é obtido mediante uma combinação de lentes, que amplia a imagem antes de ela ser detectada pelo sensor. Por essa característica, o zoom óptico é mais eficiente que o digital.

jvpa@josevalter.com.br